Além de produzir enormes quantidades de calor, essas estrelas também são muito brilhantes
SÃO PAULO - Duas das estrelas mais massivas da galáxia foram analisadas pelo Telescópio Espacial Hubble. Uma nova imagem revela-as em um grau de detalhe até então inédito.
A imagem mostra um par de estrelas colossais, WR 25 e Tr16-244, localizadas no aglomerado aberto Trumpler 16. Esse aglomerado está no interior da Nebulosa de Carina, um imenso caldeirão de gás e poeira a cerca de 7.500 anos-luz da Terra. A Nebulosa de Carina contém diversas estrelas extremamente quentes, incluindo essas duas e a famosa estrela azul Eta Carinae, que tem a maior luminosidade já confirmada pela ciência.
Além de produzir enormes quantidades de calor, essas estrelas também são muito brilhantes e emitem a maior parte de sua radiação na faixa ultravioleta do espectro, e parecem azuis à visão. Elas consomem seu combustível rapidamente.
WR 25 é a mais brilhante, e fica mais perto do centro da imagem. A vizinha, Tr16-244, é a terceira mais brilhante, à esquerda e acima de WR 25. A segunda estrela mais luminosa da imagem, imediatamente à esquerda de WR 25, parece intensa porque está muito mais perto da Terra que as outras duas.
Estrelas como WR 25 e Tr16-244 são relativamente raras e chama atenção dos astrônomos porque aparecem associadas ás nebulosas de formação de estrelas e influenciam a estrutura e a evolução das galáxias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário