Enquanto a maioria das construções do mundo têm design de “caixas gigantes com portas e janelas”, vários outros projetos trazem características insanas ou infantis, feitos para satisfazer algum sonho de criança, para chamar atenção como destino de férias ou para confundir ainda mais pacientes de um hospital psiquiátrico. Confira:
15. Shopping Emporia(Suécia)
Este shopping gigantesco construído na cidade de Malmo, na Suécia, parece estar derretendo bem em seu centro. Seu design foi criado pelo arquiteto Gert Wingargh, com uma fachada que “desafia convenções estabelecidas por shopping centers”.
14. Marina Bay Sands (Singapura)
Este complexo de prédios em Singapura é um dos hotéis e cassinos mais caros do mundo. O Marina Bay Sands é composto por 3 torres que se conectam no topo pelo que parecer ser um longo navio. Projetado pelo arquiteto israelense Moshe Safdie, ele conta com sete restaurantes e 2.561 quartos, e é famosos por ter uma das maiores piscinas infinitas do mundo, no topo das torres do hotel.
13. Casa maluca de Frohnleiten(Áustria)
Quem nunca teve pesadelos com uma casa sem saída ou com escadas que não levam a lugar algum? Parece que este tipo de sonho torturante não intimida o dono desta casa em Frohnleiten, na Áustria.
A construção é feita de concreto, mas ao invés de usar tinta ou revestimento externo de pedra ou tijolos, conta com grama sintética cobrindo todas as paredes. Segundo os arquitetos responsáveis, a ideia era explorar a “conexão entre a natureza e a arquitetura”.
12. Tianzi Garden Hotel (China)
O Hotel Tianzi Garden, na cidade chinesa de Hebei, é uma grande homenagem aos deuses Fu, Lu e Shou. Uma curiosidade sobre a construção é que há suítes dentro dos objetos que os deuses seguram. O pêssego levado pelo deus da esquerda, por exemplo, abriga a “suíte pêssego”, uma das mais disputadas pelos hóspedes.
11. O templo da galinha (Indonésia)
Conhecido localmente por “Gereja Ayam” ou “igreja da galinha”, este prédio foi projetado por Daniel Alamsjah. Sua intenção inicial era criar uma igreja com formato de pomba, conforme instruções de Deus.
Alamsjah e um grupo de voluntários trabalharam na construção por anos, até que o dinheiro acabou e eles foram obrigados a abandonar o projeto em 2000. Mesmo assim, devotos de várias religiões viajam até o prédio abandonado para rezar.
10. A ponte levadiça Slauerhoffbrug (Países Baixos)
A solução encontrada pelos Países Baixos para lidar com o trânsito pesado de embarcações no canal da cidade de Leeuwarden foi a ponte Slauerhoffbrug. Criada por Emile Asari, sua plataforma tem 15 metros quadrados e é elevada rapidamente, bloqueando a passagem de carros por pouco tempo.
9. Shopping Krzywy Domek (Polônia)
Outro shopping que foge do padrão é o Krzywy, na cidade de Sopot, na Polônia. Sua fachada mostra duas casas tradicionais esmagando um prédio moderno. As portas, janelas e telhados seguem o padrão das paredes e também são distorcidos.
Lá dentro há alguns restaurantes e uma estação de rádio. A tradução de seu nome é “Casa torta”.
8. O departamento de pesca (Índia)
Todos os habitantes da cidade de Hyderabad, na Índia, sabem muito bem onde fica o prédio do departamento de pesca. Com formato de peixe gigante, fica difícil não notá-lo na paisagem.
Durante a noite, o prédio recebe iluminação azul, dando a impressão que está embaixo d’água. Só faltou mover o rabo e barbatanas.
7. Hotel Inntel de Amsterdam (Holanda)
O hotel de quatro estrelas Inntel tentou reunir em um terreno de poucos metros quadrados um vilarejo holandês inteiro. Com dez andares, sua fachada parece conter vinte casas típicas da região empilhadas umas sobre as outras, como um grande quebra-cabeças.
6. Kunsthaus Graz (Áustria)
O museu de arte Kunsthaus, na Áustria, é lar de obras de arte tradicional à moderna. Seu apelido é “alien amigável”, e sua superfície é composta por 1.288 painéis solares que permitem que o museu gere 100% de sua energia elétrica.
5. O Prédio Lotus (China)
O Prédio Lotus da cidade de Wujin, na China, é composto por três estruturas interligadas, apresentando três diferentes estágios da abertura da flor. Os visitantes chegam por um túnel submerso que conecta o prédio à rua. Mesmo a parte interna da construção se parece com uma flor.
Além disso, a construção é sustentável, minimizando os custos com aquecimento e energia. De noite, o prédio é iluminado com luzes que mudam de cor a cada 30 segundos, entre rosa, verde, roxo e azul.
4. Happy Rizzi House (Alemanha)
Quem criou o projeto desses prédios foi o artista norte-americano James Rizzi, que tinha como missão deixar a paisagem do bairro de Brunswuick mais alegre. Ele cumpriu o desafio com muitas janelas com formatos divertidos, cores, corações, e desenhos de sorrisos. A construção começou em 2001 e levou dois anos para ser terminada.
3. Nave Enterprise (China)
Milhões de pessoas já sonharam em viver na nave Enterprise, de Star Trek, mas apenas uma pessoa no mundo tem o dinheiro para tornar esse sonho realidade. Liu Dejian, um dos homens mais ricos da China, gastou US$100 milhões para construir a sede de sua empresa de desenvolvimento de games.
Com seis andares e largura de 260m, o prédio tem escala 1:3 em relação ao Enterprise de Star Trek. A empresa teria pedido autorização da CBS para copiar o design da nave, e a CBS teria autorizado, pensando que se tratava de uma piada.
2. Loja de departamentos Selfridge, em Birmingham (Inglaterra)
Uma das principais atrações turísticas da cidade inglesa de Birmingham é a loja de departamentos Selfridge. Além de seu tamanho impressionante e dos produtos encontrados pelos clientes, a fachada do prédio também é uma atração por si só. A fachada de cabeça de robô faz enorme contraste com as construções medievais do bairro.
Exemplo icônico da arquitetura Blobitecure – aquela em que os prédios têm forma “orgânica ou arredondada” – , a loja tem sua fachada coberta por milhares de discos de alumínio.
1. Lou Ruvo Center for Brain Health, Las Vegas (EUA)
Em 2010, a cidade de Las Vegas pediu que o arquiteto Frank Gehry criasse um projeto para uma clínica de saúde mental. O resultado foi o Lou Ruvo Center for Brain Health, que provavelmente deixa seus pacientes ainda mais confusos e ansiosos ao verem a fachada que parece estar derretendo.
O objetivo de Gehry foi criar um prédio que se destacasse em meio às outras construções.
FONTE: cracked.com/article_24281_insane-architecture-that-proves-nothing-impossible.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário