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sábado, 14 de março de 2015

COMO FUNCIONA A PROPULSÃO HIPERSÔNICA?

É uma tecnologia recente, que permite a uma aeronave atingir uma velocidade seis vezes maior que a do som, que é de 1.235 km/h. Isso significa que ela poderia ir de São Paulo a Nova York em apenas cerca de 1h e 21 min! Por enquanto, esse avanço ainda está em fase de testes, com o protótipo X-51A Waverider, desenvolvido pela Força Aérea norte-americana em conjunto com agências governamentais e empresas privadas. No primeiro teste, realizado em 2010, o Waverider atingiu incríveis 5.632 km/h, mas voou por apenas 143 segundos. Ainda assim, os pesquisadores militares dos EUA estão confiantes e acreditam que já poderão aplicar a tecnologia em armamentos até 2016.

6 vezes a velocidade do som

Segredo do protótipo é um motor com uso inteligente do oxigênio.

Dando um empurrãozinho

O lançamento é feito em 2 estágios. Primeiro, ele "pega carona" em um bombardeiro B-52, anexado como um míssil comum. Quando é disparado, acelera rumo à estratosfera - durante 30 segundos pelo mesmo tipo de foguete usado em mísseis táticos. Essa parte é então descartada e o Waverider finalmente ativa a propulsão hipersônica.

Jeitão de predador

Sua aerodinâmica é inspirada em um focinho de tubarão. A fuselagem e as "barbatanas" são feitas de carbono e compostos de carbono. Na estrutura interna, foram utilizados materiais aeroespaciais como alumínio, aço, titânio e uma superliga de crômio e níquel. De ponta a ponta, o Waverider mede 7,62 m e pesa 1,8 kg.

O alimento da fera

Um combustível específico para jatos supersônicos, o JP-7, abastece o motor. Mas ele só entra em ação quando o Waverider alcança a altura máxima de voo, a 21 km do solo. Sua função é tanto refrigerar o motor quanto ser queimado para gerar o empuxo que move o projétil. Há combustível o suficiente para quatro minutos de combustão.

Fica frio, cara!

Viajando nessa velocidade, o atrito contra o ar poderia aquecer bastante o protótipo, especialmente a ponta. Por isso, ele é revestido de um escudo térmico de dióxido de silício, desenvolvido pela Boeing. Esse isolamento é bem parecido com o dos ônibus espaciais da Nasa (que também é parceira desse projeto).

Inspiração

A velocidade hipersônica é atingida graças à tecnologia pioneira do motor, chamada "scramjet". Ela provoca um ciclo no uso de oxigênio: o ar sugado pela entrada principal auxilia na combustão que gera a propulsão, aumentando a aceleração. Assim, entra ainda mais ar no motor, ampliando cada vez mais a velocidade.

Para nós, só em 2080

Além de ser utilizada em mísseis, a tecnologia hipersônica deve ser aplicada pelos militares em aeronaves de reconhecimento, vigilância furtiva e coleta de informações. A novidade só deve chegar à aviação comercial em cerca de 2080, diminuindo drasticamente o gasto com combustíveis, o tamanho dos aviões e o tempo de voo. Veículos que passam de 1.470 km/h (1,2 vezes a velocidade do som) são chamados supersônicos. Os hipersônicos passam de 6.150 km/h (5 vezes a velocidade do som).

Comendo poeira

Em velocidade máxima, o Waverider só perde para o ônibus espacial. AERONAVE COMERCIAL: Boeing 787 1.040 km/h. CAÇA INTERCEPTADOR: F-18 Hornet 2.204 km/h. CAÇA ESPIÃO: SR-71 Blackbird 3.529 km/h. AERONAVE HIPERSÔNICA: X-51A Waverider 7.349 km/h (velocidade desejada). ÔNIBUS ESPACIAL:Durante o lançamento 28.968 km/h. FONTES: Assessoria de imprensa da Pratt Whittney Rocketdyne, da Boeing PhantomWorks e da 88a Base Aérea de Wright-Patterson (EUA), e sites da Força Aérea dos EUA e do Departamento de Defesa dos EUA // http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-a-propulsao-hipersonica

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