Nem sempre os animais vêm acompanhados de placas como “Perigo, cão bravo”. Muitas vezes, nem sequer imaginamos que a criatura fofa para qual estamos olhando poderia nos aniquilar sem peso na consciência.
1. Alce
Não deixe a cara de bobo do alce te enganar. Esses animaiss são agressivos e imprevisíveis, e adoram atacar qualquer ser que eles acharem que estão invadindo seu espaço pessoal. Também são muitos rápidos (correm a 56 km/h) e fortes (mais do que você, com certeza). Por fim, tem tolerância zero se acham que seus filhotes estão ameaçados. Alces atacam mais humanos por ano do que ursos.
2. Loris
Primatas do gênero Nycticebus, esses animais, conhecidos em inglês como “slow loris”, parecem criaturas ingênuas com olhos de dó, mas não é preciso ter pena deles: os loris têm uma mordida muito forte. Caçados ilegalmente para uso na medicina asiática, há uma lenda de que os loris são venenosos. Pensa-se que suas secreções glandulares contêm veneno por causa de reações anafiláticas aparentes que seres humanos têm quando são mordidos. A dor, de fato, é forte. Já a suposta toxina que os animais liberam é semelhante ao alérgeno de pelo de gato, portanto, parece mais plausível que as secreções apenas provoquem uma reação alérgica, não intoxicação. Em resumo: mordidas de loris causam um inchaço doloroso, mas não são venenosas. Ainda assim, já causaram morte humana por resultado de choque anafilático.
3. Grandes felinos
Os pequenos gatos, domésticos, são uma gracinha, mas mesmo eles podem ser perigosos – e todo mundo que tem um sabe disso. Da mesma forma, os grandes gatos, ou grandes felinos (grupo que inclui tigres, leões, onças e leopardos), são incrivelmente bonitos e igualmente ferozes. Predadores naturais, todos correm muito mais do que você, tem mandíbulas poderosas que quebram ossos e são muito temperamentais.
4. Casuar
O casuar é uma ave de grande porte, nativa do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes. Parece um animal desajeitado e na dele, mas o casuar é extremamente agressivo e territorial. Muito rápida, essa ave é capaz de correr até 50 km/h e chutar poderosamente suas vítimas com garras de 12 centímetros que podem estripar uma pessoa. Nem preciso dizer que centenas de humanos já foram atacados por esse bicho. Felizmente, só um morreu – da maneira mais trágica possível, com uma ferida no pescoço.
5. Rãs-dardo-venenosas
Encontradas em várias cores, a aparência dessas rãs serve como um sinal de que elas são muito venenosas. Nem todo mundo entende esse alerta, no entanto. Felizmente, das diversas espécies de rãs-dardo-venenosas (que tem esse nome porque indígenas costumavam usar sua toxina na ponta de dardos), somente três são mortais para humanos. Apenas um indivíduo da espécie Phyllobates terribilis, a mais venenosa, pode matar até 20 mil ratos.
6. Glutão
Só temos uma coisa a dizer: esse animal, cujo nome em inglês é “wolverine”, inspirou o personagem da Marvel. Muito agressivo, suas garras afiadas e mandíbulas fortes são uma receita perfeita para o perigo, ainda mais levando em conta que o glutão é muito esperto – ele parece um pequeno urso, mas é na verdade o maior mamífero da família da doninha. Glutões escapam de armadilhas com facilidade e roubam presas até de lobos. Humanos até agora falharam em suas tentativas de domesticar esse bicho selvagem.
7. Foca-leopardo
A foca-leopardo é a segunda maior espécie de foca na Antártida. Apesar da aparência de coisa-mais-fofa-do-mundo, esses animais são excelentes predadores e alimentam-se de pinguins, cefalópodes e até de outras focas. A orca é o único predador natural da foca-leopardo, o que significa que esse bicho feroz pode se defender muito bem – perde apenas para uma criatura com apelido de “assassina”, o que parece justo. Humanos já foram mordidos por essas focas monstruosas.
8. Polvos-de-anéis-azuis
De todas as criaturas marinhas de que temos medo, os polvos geralmente não entram na lista. Mas deveriam, especialmente se você estiver na Austrália. Muito venenosos, pessoas que foram mordidas por polvos-de-anéis-azuis já morreram. Pequenos, esses polvos aparecem em águas rasas e muitos tentam tocá-lo, desconhecendo seu poder fatal. Em poucos minutos, apenas uma mordida tem poder para aniquilar 20 humanos. Não há antídoto para seu veneno.
9.Baiacu
O baiacu, ou peixe-balão, é o segundo vertebrado mais venenoso do mundo. Seu veneno, tetraodotoxina, é uma substância mais forte que cianureto, capaz de paralisar suas vítimas. Embora seja considerado uma iguaria, é melhor se certificar que você está comendo uma parte segura desse peixe – fatal é apelido para sua toxina. Não há antídoto conhecido.
10. Macacos e símios
Nossos parentes mais próximos, muitas vezes humanos se sentem à vontade perto desses primatas e, por isso, acabam pegando doenças que os macacos e símios podem transmitir para humanos, como hepatite C, febre amarela e malária. Além disso, por eles se parecerem muito conosco, temos uma falsa sensação de segurança e empatia perto deles, quando na verdade esses animais são agressivos. Principalmente gorilas e chipanzés podem atacar pessoas, caso se sintam ameaçados. Aliás, eles nem precisam se sentir ameaçados. Macacos e símios são geralmente imprevisíveis e, do mesmo jeito que seus temperamentais primos humanos, podem atacar outro ser “do nada”, só para fazer uma ceninha e chamar a atenção.
FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=U1W6sCI_0VI#t=81
Nenhum comentário:
Postar um comentário