O Google não é só o principal buscador da web, mas uma das maiores fontes de serviços online gratuitos. Se você é um dos milhões de usuários do Gmail, YouTube ou Google Drive, entre outros produtos, sugerimos conferir dez links com informações e funções úteis sobre o gigante das buscas e guarda-los em um lugar seguro – em algum momento você irá precisar deles.
1) Conta Google sem Gmail
Crie conta no Google sem Gmail.
O primeiro link leva o usuário a uma página de criação de conta, sem a necessidade de usar o Gmail, serviço de e-mail do Google para novos usuários. Caso queira aproveitar contas já criadas em outros sites, como Yahoo, Outlook e Apple, basta inseri-lo no campo de e-mail (accounts.google.com/SignUpWithoutGmail) e criar sua conta Google normalmente. Você terá direito aos mesmos produtos que o Gmail oferece aos clientes.
2) Veja como o Google o conhece
Veja como o Google entende as suas preferências.
É sabido que o Google possui informações pessoais dos usuários, e uma boa medida disso são as configurações de anúncios (www.google.com/ads/preferences/) embutidas em cada conta. Para entender como você é visto pelos bots do Google na web, vale conferir quais interesses e preferências estão associados ao seu perfil e quais produtos da empresa exibem anúncios, por exemplo.
A página oferece também um botão para desativar o rastreio de preferências, o que diminui a quantidade de dados sobre você, mas também tira a personalização dos banners de propaganda.
3) Google Takeout
Obtenha os principais dados da sua conta com o Takeout (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Pouca gente sabe que todas as informações já publicadas em ferramentas do Google podem ser facilmente baixadas para o computador. O recurso é oferecido pelo Google Takeout, uma espécie de check-out de uma conta dos servidores da empresa. É possível baixar fotos, publicações, vídeos curtos, histórico, contatos e muito mais de todos os produtos ativados na conta como a rede social Orkut.
4) Remoção de conteúdo próprio
Se você tem uma conta no Blogger ou um videolog no YouTube, e tiver seu conteúdo roubado por alguém que também usa produtos do Google, é fácil pedir a remoção da postagem por meio da web. Na página Pedidos de Remoção Legal, há dicas de como proceder nesses casos, em que requerem provar que você é o dono legitimo do conteúdo antes de solicitar sua retirada de outras páginas.
5) Visualize e exporte seu histórico de localização
O Google consegue rastrear vários de seus usuários, especialmente os que têm smartphones Android, e mantém um mapa de deslocamento diário. O recurso serve para vários propósitos, como sugestões do Google Now e de anúncios, mas pode ser desativado a qualquer momento, caso o usuários se sinta invadido. Basta acessar a página do histórico de localização e selecionar “Exportar para KML”.
6) Histórico de pesquisa (incluindo voz)
Outro histórico mantido nos servidores do Google é o de buscas, que podem ser digitadas na web ou até faladas no celular com o comando “Ok, Google”. Existem gráficos com a quantidade de buscas organizadas por horários e dias da semana, em que você pode avançar para trás em qualquer dia do calendário para conferir o que foi pesquisado antes. Caso você se preocupe com rastros deixados pela rede, talvez valha apagar os itens da lista, o que fará o Google entender menos sobre você.
O Hangouts do Google promete ser melhor que o WhatsApp!
7) Gerencie contas inativas
Uma conta Gmail é tornada inativa após nove meses em desuso, o que pode comprometer fotos e outros conteúdos armazenados nela. Mas, o Google oferece uma maneira de recuperar esses dados por meio de uma conta de e-mail principal na página de Gerenciamento de Contas Inativas. Cadastre a conta que você mais usa para ser avisado quando os e-mails secundários entrarem em inatividade.
8) Atividade da conta
Registro de atividades mostra todos os logins na conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
O Google também registra todas as vezes que você fez login usando seu e-mail e senha, o que pode ser útil caso suspeite que alguém está usando sua conta escondido. O registro de atividades (security.google.com/settings/security/activity) mostra data, sistema operacional e localização no mapa de cada vez que o login foi realizado. Portanto, vale conferir se você achar que está sendo invadido.
9) Revogue acesso de dispositivos e serviços
Revogue acesso de dispositivos e serviços web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Outro recurso útil é o gerenciador de permissões da conta (security.google.com/settings/security/permissions), que inclui uma lista com todos os serviços web e dispositivos autorizados a utilizar sua conta Google. Caso tenha vendido um celular ou tablet e ainda não o tenha desautorizado, essa página permitirá fazê-lo com um clique. O mesmo vale para serviços que você não usa mais.
10) Reset do Google Apps
A última dica é destinada para administradores do Google Apps em empresas. Indicada para casos de hack na conta, a página de reset de senha permite proteger o acesso de todos os produtos Google de pessoas não-autorizadas. Basta acesar este domínio na URL "https://admin.google.com/dominio/VerifyAdminAccountPasswordReset" (sem aspas) e trocar a senha no sistema.
fonte:techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/10/lista-tem-10-urls-do-google-que-voce-deveria-dar-mais-atencao-veja.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário