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quarta-feira, 10 de setembro de 2014
VC SABE COMO FUNCIONA O AVIÃO A JATO?
O avião é o meio de transporte de massa mais rápido disponível. Alguns podem argumentar que em breve serão batidos pelos ônibus espaciais, mas estes ainda estão longe de serem utilizados em grande escala. O grande salto da aviação foi dado em 1910 graças ao romeno Henri Coandã. Ele foi o primeiro a desenvolver um propulsor a jato, o Coandã-1910. A partir daí, as aeronaves puderam ter um impulso muito maior que os turboélices, que até então dominavam os céus. Os jatos passaram a voar bem mais rapidamente e carregar muito mais peso.
Ao longo dos anos, as versões dos motores foram sendo aperfeiçoadas tornando-se mais potentes e criando a possibilidade do desenvolvimento de aeronaves com maior capacidade de carregamento de carga e passageiros. Atualmente, há aviões capazes de atingir velocidade de 900 quilômetros por hora e percorrer 16 mil quilômetros até que precisem ser reabastecidas.
Princípio de funcionamento do motor é milenar
Apesar de ter sido colocado dentro de um avião apenas no começo do século XX, o princípio que movimenta o motor a jato tem cerca de dois mil anos. Foi desenvolvido por Heron de Alexandria, que inventou o Eolíplia, um apetrecho capaz de criar força a partir de uma fonte de calor onde uma pequena esfera girava entre dois tubos em curva.
Esse mecanismo deu origem ao sistema motriz, que é essencial para o funcionamento dos motores a reação, ou a jato, cuja primeira experiência prática bem sucedida ocorreu no século XI, com o lançamento de foguetes, na China. Porém, o uso dessa tecnologia ficou estagnado por muito tempo, sendo restrito ao campo das armas.
O grande desenvolvimento se deu mesmo quando a aviação percebeu que as turbinas a jato poderiam ser capazes de gerar a força necessária para conduzir as aeronaves de um ponto até o outro. O motor, apesar de ter diversos tipos, essencialmente é formado por 4 partes principais:
Compressor: ele é composto por um conjunto de hélices que possuem duas funções básicas. A primeira é captar o ar externo da aeronave. A segunda é comprimir esse ar que, na sequência, é injetado no combustor.
Combustor: nele é feita a geração de energia. O ar injetado pelo compressor é misturado com o combustível de aviação. O grande "efeito colateral" do motor a jato é justamente o barulho causado por essa operação. O gás resultante da combustão em alta pressão é lançado na turbina.
Turbina: ela se movimenta ao receber o gás vindo do compressor fazendo com que o avião se desloque. Parte da energia gerada pela rotação das hélices da turbina também é direcionada para o compressor.
Exaustor: O gás em alta pressão, após passar pela turbina, é ejetado pelo exaustor do motor, o que também ajuda a empurrar o avião para frente.
Motores podem voar mais de 2 mil horas sem passar por revisão.
A grande vantagem dos motores a jato e que fez com que eles se tornassem dominantes na aviação comercial é sua durabilidade. Enquanto aviões convencionais a pistão precisam de uma revisão após duas mil horas de voo, os jatos podem voar por muito mais tempo antes de passar pela retífica.
Além disso, são capazes de resistir a condições extremas de tempo como tempestades, chuvas de granizo e até mesmo a entrada de aves em suas turbinas. Por causa de sua potência, permitem que as aeronaves operem em grande altitude e fiquem por cima de nuvens de mau tempo, quando for o caso.
FONTE:ciencia.hsw.uol.com.br/como-funciona-um-aviao-jato
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