Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

OS 5 ESTRANHOS E MISTERIOSOS FENÔMENOS NATURAIS

Ninguém pode negar que a natureza é maravilhosa. Felizmente, muitas das coisas que ela oferece estão à distância de uma viagem de avião. Existem, no entanto, alguns fenômenos estranhos que acontecem de forma imprevisível – e apenas em raras ocasiões – cujas testemunhas casuais (às vezes assustadas) são as únicas que têm o privilégio de presenciá-los. Prepare-se para conhecer alguns desses mistérios naturais. 1. ROCHAS DESLIZANTES Coisas estranhas acontecem no Vale da Morte, nos Estados Unidos. Nesse deserto, as rochas deslizam sozinhas, e não é exclusivamente por causa do vento, como alguém poderia pensar. São rochas de 300 Kg que deslizam 250 metros e deixam um rastro de sua trajetória.
O fenômeno não ocorre com frequência e até hoje nenhuma teoria foi confirmada. A explicação mais aceita é a de Ralph Lorenz, da Universidade Johns Hopkins, que atribui o deslizamento ao congelamento das rochas no inverno e ao vento que as empurra pela areia úmida. Isso, no entanto, não explica porque algumas rochas deslizam e outras não, nem o fato de que ninguém, até hoje, conseguiu filmar o movimento. 2. TORNADO DE FOGO Os tornados, formados por fortes rajadas de vento, são um fenômeno bem conhecido em todo o mundo e já foram tema de diversos filmes. Mas, e um tornado de fogo? Isso é incomum, mas aconteceu recentemente em Araçatuba, no estado de São Paulo. Um turbilhão de chamas de vários metros de altura surgiu em uma estrada, parando completamente o tráfego e deixando as pessoas boquiabertas.
Não é a primeira vez que o isso acontece no mundo. O fenômeno pode ocorrer em regiões de altas temperaturas, baixa umidade e sujeitas a incêndios frequentes, como no caso de Araçatuba, onde não chovia havia três meses. As altas temperaturas geradas pelo fogo formaram uma corrente de ar ascendente, produzindo um vórtice que sugou as chamas para cima, criando uma coluna altíssima de fogo. 3. PILARES LUMINOSOS E por falar em colunas altíssimas, há algumas que se elevam no espaço como raios laser e oferecem um espetáculo digno de um filme de ficção científica. O fenômeno, conhecido como pilares luminosos, engana a vista, pois apesar de os pilares parecem colunas sólidas, não passam de feixes de luz.
Esse é um dos casos em que a ciência fornece uma explicação irrefutável para a sua ocorrência: os pilares são formados pela luz solar, lunar ou artificial refletida em cristais de gelo que flutuam na atmosfera. 4. AURORA POLAR Outro efeito luminoso digno de nota é a aurora polar. Imagine que o céu fique coberto por uma nuvem uniforme de cor viva e incomum. Parece até que uma nave espacial pode surgir a qualquer momento, mas trata-se apenas de luz projetada de uma maneira especial.
O fenômeno ocorre principalmente nos polos, mas pode surgir em qualquer parte do planeta devido ao aquecimento global. No polo norte, recebe o nome de aurora boreal e, no polo sul, aurora austral. As auroras polares resultam da colisão de partículas solares eletricamente carregadas (prótons e elétrons) com os átomos e moléculas de oxigênio e nitrogênio existentes na ionosfera terrestre, localizada entre 80 e 500 quilômetros de altura. 5. O OLHO DE RICHAT Richat não é uma pessoa, é uma região da Mauritânia localizada no deserto do Saara. O local se caracteriza por uma estrutura de 50 quilômetros de diâmetro formada por anéis concêntricos, e que se eleva 400 metros acima do nível do mar. A estrutura é, na verdade, um dos mais belos acidentes geográficos que podem ser vistos do espaço.
Acreditava-se, inicialmente, que a formação era o resultado do impacto de um meteorito, mas a NASA descobriu que é o produto da erosão causada pelo vento durante milhões de anos. A explicação para seu formato circular, no entanto, continua sendo um mistério. FONTE:Discovery Brasil

Nenhum comentário: