Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sedentários são menos saudáveis

Quanto maior a capacidade cardiovascular, proporcionada pelos exercícios aeróbicos, menor a chance de sofrer um ataque cardíaco. Um novo estudo explica o porque.
O estudo utilizou dois grupos de ratos: um com alta capacidade física e outro com baixa capacidade aeróbica. O primeiro grupo mostrou que resistia três vezes mais ao esforço e os ‘fracotes’ exibiram diversos riscos para doença cardiovascular (nível de gordura elevado no sangue, mais gordura abdominal e mostraram ser resistentes à insulina).
A causa da conexão entre os dois grupos pode estar nas mitocôndrias que são as usinas energéticas das células. Os ratos fisicamente mais capazes exibiram mitocôndrias produzindo mais energia devido a certas enzimas e proteínas.
Mas nem tudo está perdido. Os ratinhos mais fracos puderam diminuir seus fatores de risco depois de serem submetidos a um programa de treinamento físico.
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL590398-5603,00-USINAS+DE+ENERGIA+DAS+CELULAS+EXPLICAM+SAUDE+DE+QUEM+MALHA+AFIRMA+PESQUISA.html

Nenhum comentário: