Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 21 de agosto de 2010

TENSÃO? TIRE ISSO DA CABEÇA!

Quem nunca sentiu uma dor de cabeça na vida. Pesquisas indicam que nos Estados Unidos, por exemplo, 90% da população já sentiu alguma dor de cabeça.No Brasil, os estudos indicaram que cerca de 70% das pessoas se queixam de cefaléia. Mas dor de cabeça é uma só?Não.Os especialistas já catalogaram pelo menos 150 tipos - que vão desde a dor causada por tensão, a chamada cefaléia tensional, e também a mais comum, até a temível enxaqueca,talvez a mais difícil de tratar.
Independentemente do tipo, é fundamental consultar um médico,principalmente se os sintomas forem constantes, pois só ele saberá avaliar e fazer o diagnóstico correto para indicar o melhor tratamento. De qualquer forma, é bom estar alerta e conhecer as principais diferenças entre os 2 tipos mais conhecidos de dor de cabeça.
SINAIS DE ALERTA
CARACTERÍSTICAS CEFALEIA TENSIONAL ENXAQUECA
Tipo de dor Em peso ou aperto Pulsátil, latejante
Localização Bilateral (testa,nuca,topo da cabeça) Unilateral (têmporas)
Intensidade Leve a moderada Moderada a severa
Duração De 1 hora a até 7 dias De 4 a 72 horas
Causas mais comum Tensão muscular,estresse Esporádica
Com atividade física habitual Pode melhorar Piora
Sensibilidade à luz e/ou barulho Normalmente não há Sempre presente
Náuseas e/ou vômitos Ausente Presente
Alterações visuais e auditivas Não há Podem aparecer
Medicamentos Analgésicos e relaxantes musculares Analgésicos e outros específicos como: antieméticos, triptanos e ergotamínicos
Na cefaléia tipo-tensão, por exemplo, a má postura,cansaço ou tensão dos múisculos da cabeça,do pescoço e dos ombros costuma ser a fonte da dor. Já na enxaqueca, os receptores dos vasos meníngeos – artérias e veias do interior do crânio – deflagram a dor que pode até causar visão turva.
No caso da cefaléia tensional, há uma forma de tratamento em que o medicamento indicado, em geral, é um analgésico, relaxante muscular ou antiinflamatório para ser tomado durante a crise de dor. Os especialistas alertam que ,em geral, as dores de cabeça tensionais não são tratadas adequadamente, o que pode levar a dor crônica. No caso da cefaléia tensional crônica é importante diagnosticar o que desencadeia a dor. Por exemplo, se for à postura, é preciso corrigi-la; se for a tensão muscular, a atividade física com alongamento muscular pode ajudar muito. Se for um problema de articulação temporo-mandibular, o dentista também precisará ser consultado para a correção do problema. Já enxaqueca, é tratada com medicamentos específicos.Além disso, exercícios de relaxamento e de respiração assim como incorporar hábitos saudáveis, como dormir mais, fazer exercícios regularmente e, manter uma alimentação equilibrada, também ajuda a diminuir as crises de dor. Uma dica que nunca falha:cuide-se,evite o estresse,divirta-se e viva sem dores de cabeça!
Fontes: Sociedade Brasileira de Cefaléia;
International Headache Society. Classification and diagnostic criteria for headache disorders, cranial neuralgia and facial pain. Cephalalgia1988;8 Suppl 7:1-96;
Cathcart S.et al. Central mechanisms of stress-induced headache. http://ncbi.nlm.nih.gov;

Nenhum comentário: