Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

VC SABE O QUE DEFINE O GRAU DAS QUEIMADURAS?

Elas recebem essa classificação conforme a gravidade e a profundidade do ferimento. Quanto mais profunda a queimadura, maior o estrago. A de primeiro grau é superficial e causa apenas vermelhidão na pele, resultado da dilatação das veias - o que geralmente acontece quando tomamos muito sol. Na de segundo grau, os vasos se dilatam mais e parte do líquido em seu interior escapa, provocando bolhas. Água ou gordura ferventes sobre a pele - ou mesmo muitas horas de exposição ao sol - podem causar esse tipo de queimadura. Na de terceiro grau, parte do tecido chega a ser destruído e é atingida também a camada de gordura logo abaixo da pele: a hipoderme. Há ainda as queimaduras de quarto grau, que atacam até os ossos e costumam acontecer em acidentes sérios como incêndios e explosões, que deixam a vítima carbonizada.
"Mas a gravidade de uma queimadura não depende apenas da profundidade, mas também da extensão", diz o dermatologista Luiz Carlos Cucê, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Uma queimadura de segundo grau que atinge o corpo todo pode, assim, ser muito pior do que uma de terceiro grau localizada na mão.
Quanto mais profundo o ferimento, maior o grau
Queimaduras de primeiro grau só causam vermelhidão. Já as de quarto grau vão até o osso.

Primeiro grau
São as queimaduras menos problemáticas. Os vasos sangüíneos que irrigam a superfície se dilatam, deixando a pele vermelha.

Segundo grau
Com a dilatação das veias, uma parte de líquido transparente do plasma sangüíneo transborda, formando bolhas.

Terceiro grau
Lesão grave, que provoca a destruição de parte da pele e de sua camada inferior - a hipoderme - atingindo o tecido adiposo (a gordura).

Quarto grau
Lesão gravíssima: destrói quase toda a pele, deixando-a carbonizada. Danifica até os ossos, podendo causar a morte.

Fonte:MundoEstranho

Nenhum comentário: