Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 7 de fevereiro de 2015

MEDICINA ESPACIAL É O MAIOR OBSTÁCULO PARA UMA VIAGEM DO HOMEM A MARTE

A ausência de gravidade torna relação sexual e reprodução quase impossível A NASA tem um plano ambicioso de mandar uma missão tripulada a Marte. Porém, não é a falta de tecnologia de foguetes capazes de fazer a viagem com mais rapidez e segurança para o planeta vermelho. O problema é que a medicina ainda não tem respostas para contornar as dificuldades impostas ao organismo humano pelas condições físicas e climáticas de Marte. O recorde atual no tempo de permanência de um homem no espaço é do cosmonauta russo Valery Piliakov, que passou 438 dias na estação orbital “Mir”. Uma viagem de ida e volta a Marte teria a duração de, no mínimo 1 ano e 6 meses. O astronauta sairia da gravidade da Terra para passar 6 meses no ambiente de microgravidade de uma nave,sujeito à radiação cósmica.Depois, passaria outros 6 meses na gravidade marciana, correspondente a um terço da terrestre (3,72 m/s2). Em seguida, enfrentaria outros 6 meses de microgravidade para retornar à Terra. Teríamos também que contornar o problema de sobrevivência num planeta onde não há água, não há quase atmosfera, sem oxigênio, com temperatura muito baixa e a comunicação com a Terra levaria 20 minutos.

Missão marciana precisaria de equipamento médico especial

A saúde física e mental do viajante do espaço será fundamental na missão. Atualmente, os astronautas são treinados para fazer procedimentos médicos e identificar algumas situações de risco. Médicos orientam da Terra, os participantes de missões espaciais sobre procedimentos e monitoram o organismo dos astronautas, interpretando exames, sintomas e sinais vitais. Pois, em situações extremas, não há ambulância espacial que possa trazer um astronauta para a Terra em minutos ou em horas. Uma viagem longa como a Marte, no entanto, envolveria um volume maior de equipamentos. Isso obrigaria a NASA a construir naves maiores e mais velozes. A primeira relação sexual no espaço também não descartada pelos cientistas numa missão tão longa. No espaço, um movimento para frente produz outro contrário de mesma intensidade, o que tornaria necessário que os 2 ficassem amarrados para fazer sexo. A reprodução natural também é inviável. A trompa de falópio – canal que se estende do ovário ao útero – não está anatomicamente conectada ao ovário. Por isso, com a falta de gravidade, os órgãos perderiam a relação de posição terrestre e isto poderia dificultar ou até impedir a captação adequada do óvulo pela trompa. O problema com as trompas poderia provocar fecundação extra-uterina e gestações ectópicas (fora do útero), como as que ocorrem na trompa ou no abdômen. O sistema cardiovascular é um dos primeiros a ser afetado pela redução da gravidade. Em ambiente de microgravidade, o sangue se desloca para a parte superior do corpo, aumentando op volume com o qual o coração tem que trabalhar. O coração, então, passa a trabalhar como se houvesse um real aumento de volume sanguíneo no organismo e inicia um processo de eliminação de líquido corporal. Nesta condição, aumentaria a filtração renal e diminuiria o reflexo da sede. A adaptação do corpo às novas condições leva de 3 a 5 dias. Mas a perda muscular e óssea não pára como a diminuição da gravidade, uma vez que não há resistência, o que provoca a atrofia dos músculos e a desmineralização dos ossos. Por isso, é essencial que os astronautas se exercitem de 2 a 3 horas por dia (no mínimo) em esteiras especiais durante a missão. Flutuando, os viajantes perdem as referências do que está em cima ou embaixo, passando a ter um sintoma neurológico chamado desorientação espacial. O que os olhos dizem para o cérebro, quando uma pessoa está de cabeça para baixo, não é percebido pelo sistema vestibular - responsável pela orientação do equilíbrio.

Pressão atmosférica menor pode causar embolia

Se na viagem espacial o sangue sobe, em Marte voltaria a descer, criando um novo problema. Quando os astronautas retornassem à Terra, precisariam de cadeira de rodas para transportá-los, com o retorno do sangue à posição normal. Ao chegar a Marte, teriam que enfrentar sozinhos o problema. E a pressão atmosférica menor poderia provocar uma descompressão, com formação de bolhas de nitrogênio(N2) no sangue, gerando embolia. O mesmo que ocorre com os mergulhadores, quando retornam de grandes profundezas para a superfície do mar. Os participantes da missão marciana teriam que produzir alimentos, água, energia e ter um meio eficiente de comunicação com a Terra. Além da NASA, a agência espacial do Japão também estuda equipamentos e sistemas para permitir a colonização de Marte. Os equipamentos que podem ser usados em Marte devem ser testados antes numa base lunar. Cientistas japoneses planejam a abertura de minas e de uma grande estação permanente na Lua. O satélite terrestre poderia funcionar como um posto de abastecimento em viagens especiais para outros planetas. Importando um quilo de hidrogênio terrestre e usando 8 quilos de oxigênio extraído das rochas lunares, os astronautas teriam combustível suficiente para alimentar os motores que estão sendo desenvolvidos pela NASA.

Astronautas correm sério risco de ter pedras nos rins

Ao se expor à microgravidade, um astronauta corre grande risco de desenvolver problemas renais. A pesquisadora da NASA Peggy Whitson coletou amostras de urina antes, durante e depois de uma viagem espacial de 16 dias. Os resultados indicaram que a composição da urina mudou durante o vôo, havendo uma maior cristalização de cálcio. As mudanças ocorreram rapidamente e persistiram até o último dia da viagem. O aumento da porcentagem de cálcio na urina, aliado à redução do pH urinário, é o que leva muitas vezes à formação das pedras renais. Devido à severidade dos sintomas apresentados durante o vôo, os cientistas dizem serem necessárias medidas para minimizar o problema. O primeiro passo seria o estudo de proteínas que inibissem a formação de pedras. Fonte: jornal o globo

Nenhum comentário: