Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 26 de novembro de 2016

COMO VIVEM OS POVOS MAIS ISOLADO DO MUNDO

O mundo é um lugar gigantesco e quase infinito aos olhos de alguns. Por causa disso, não é surpresa nenhuma saber que há lugares nessa Terra em que pouquíssimas pessoas já tiveram a oportunidade de colocar seus pés. São os vilarejos mais isolados do resto do globo, com condições de sobrevivência praticamente nulas ou acesso limitado. Se alguma vez você já teve curiosidade de conhecer esses lugares, você está no lugar certo. Não é como se eu fosse te dar uma passagem de ida e volta para um local desses, mas irei apresentar os vilarejos mais isolados que você teria a oportunidade de conhecer. Depois de ler ao texto, quem sabe a vontade não é tão grande que você vai correndo arrumar as malas para visitar esses lugares?

1. Ilha de Páscoa

O primeiro local com um vilarejo da nossa lista é a Ilha de Páscoa, um lugar que realmente recebe certa quantidade de visitantes todos os anos. Isso acontece especialmente por conta das curiosas esculturas de pedras que estão presentes por ali. A ilha, uma das mais isoladas do mundo, possui uma vila com cerca de 4 mil habitantes. O local mais próximo da Ilha de Páscoa é outro monte de terra inabitado que fica a 1.931 km de distância. Depois disso temos o Chile, que fica a impressionantes 3.508 km. Por conta dessas distâncias gigantescas, o que dificulta qualquer ligação com o continente, o povo da região vive basicamente da agricultura e atividades ligadas ao turismo. O curioso é que a Ilha de Páscoa é um patrimônio territorial da Unesco, embora seja pertencente ao Chile.

2. Tristão da Cunha

O nome desse arquipélago é bastante peculiar, mas guarda uma história muito interessante. Descobertas pelo português Tristão da Cunha em 1506 – o que deu nome ao local –, as ilhas ficam localizadas ao sul do Oceano Atlântico, a quase 3 km da África do Sul. Apesar disso, o local só passou a ser habitado a partir de 1810, quando o norte-americano Jonathan Lambert chegou a e se declarou o dono daquelas terras. Porém, o reinado de Lambert não durou muito. Dois anos depois, o americano morreu em um acidente de barco. Depois disso, as ilhas foram dominadas pelo Reino Unido, permanecendo até hoje como território britânico. Em Tristão da Cunha vivem cerca de 300 habitantes, a maioria trabalhadores do governo que sobrevivem à base da agricultura.

3. Costa dos Esqueletos

Aqui está um lugar onde você provavelmente não gostaria de visitar. Localizado na costa do Oceano Atlântico da Namíbia, a Costa dos Esqueletos é um lugar verdadeiramente assustador. Trata-se basicamente de um deserto: inabitado, seco, quente (ao menos durante o dia) e totalmente isolado. Porém, alguns vilarejos conseguem sobreviver a esse território desafiador. Por lá, os seminômades da tribo Himba vivem de atividades bastante primitivas, como a caça e a coleta. Infelizmente, não há estimativas corretas de quantas pessoas vivem por ali, mas com certeza não estamos falando de números muito expressivos. Afinal, esse é um dos lugares mais perigosos para se viver em toda a Terra.

4. Oymyakon

Não é surpresa nenhuma saber que o vilarejo de Oymyakon é um dos mais isolados do mundo. A região, localizada na parte leste da Rússia, é considerada a porção de terra habitada mais fria do Mundo. Por lá, registra-se facilmente temperaturas abaixo dos -50 °C. A Rússia já é bastante conhecida por conta de seus invernos rigorosos, mas o vilarejo de Oymyakon praticamente extrapola esses limites. A vila local tem cerca de 500 habitantes, que vivem basicamente da pesca e caça de animais da região. Em 1933, a menor temperatura já registrada no local assusta de tão baixa: -67,7 °C. Chega a dar frio só de pensar em uma coisa dessas.

5. Vestmannaeyjar

O grupo de ilhas na Islândia com o nome praticamente impronunciável de Vestmannaeyjar é um dos mais icônicos da lista. Isso porque uma das imagens que retratam o arquipélago frequentemente é usada para descrever a solidão e o isolamento. Apesar disso, cerca de 4 mil pessoas sobrevivem nesse local, que se sustenta com base na agricultura e pesca. O conjunto de ilhas fica localizado ao sul da Islândia. Ele é considerado por muitos um verdadeiro paraíso para quem quer se isolar. Se for analisar bem a imagem abaixo, não há como duvidar que esse é um dos vilarejos mais isolados do mundo.

6. Ilha de Foula

Se você estava esperando encontrar um lugar praticamente inabitado nesta lista dos vilarejos mais isolados do mundo, pode parar de procurar. Na Ilha de Foula, região localizada no Oceano Atlântico e pertencente à Escócia, vivem cerca de 40 pessoas que sobrevivem com base na pesca, pastoreio e, recentemente, do turismo. Porém, os visitantes não podem chegar de barco à ilha, já que não há um porto. A sorte é que há um grande espaço onde pequenos aviões podem pousar, permitindo o embarque e desembarque de passageiros. O vilarejo em si possui nada menos do que 13 m², o que é bem menor do que um quarteirão em uma grande cidade brasileira. Por lá, os avanços tecnológicos praticamente nem chegaram e a população vive alheia a tudo o que ocorre em outras partes do mundo.

7. Estação McMurdo

Embora não seja tão frio quanto Oymyakon, na Rússia, a estação norte-americana localizada na Antártica também merece destaque entre os vilarejos mais isolados do mundo. O local, batizado de Estação McMurdo, abriga aproximadamente 1.300 moradores. Porém, esse número diminui drasticamente durante o inverno. Nesse período, as temperaturas mais altas chegam a -10 °C. Porém, os moradores por lá não podem reclamar. Já que o local foi construído para ser um centro de pesquisa, há conexão com a internet e vários lugares climatizados. Tudo isso para possibilitar o estudo e desenvolvimento de novas tecnologias. Resta saber se dá para pensar em alguma coisa passando tanto frio assim. FONTE:http://ahduvido.com.br/vilarejos-mais-isolados-mundo

Nenhum comentário: