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sábado, 26 de novembro de 2016

NÓS SERIAMOS ASSIM SE PUDÉSSEMOS SUPORTAR ACIDENTES DE CARRO

Há algo que lembra um gafanhoto em Graham. Esta escultura do tamanho de um homem ostenta uma cabeça que se funde em seu torso, que é apoiado por um par de pernas fortes, elásticas. Mas o corpo carnudo de Graham, mesmo que estranhamente proporcionado, é definitivamente humano. Ele só está melhor adaptado à vida nas estradas do que o resto de nós. Graham foi idealizado pela Comissão de Acidentes de Transporte do governo australiano, e projetado pela artista de Melbourne Patricia Piccinini, para destacar como os seres humanos são mal equipados para sobreviverem a um acidente de carro.
“Eu aprendi muito sobre o que quebra quando as pessoas estão envolvidas em acidentes de carro”, disse ela em um e-mail para a revista Popular Science. “Nós evoluímos para sobreviver a quedas caminhando ou correndo, mas não às típicas velocidades no mundo dos carros.”
Para conceber um ser humano que está realmente adaptado para sobreviver à colisões de baixa velocidade, Piccinini consultou um cirurgião de trauma e um engenheiro de segurança rodoviária. “Eu estava sempre perguntando: o que é o mínimo que posso fazer ou alterar para proteger estas áreas vitais”, diz ela.” Quais estruturas já existem e como elas podem ser construídas em cima para que Graham permaneça sempre, obviamente, um ser humano?” Após esboçar Graham e desenvolver um modelo em 3D de computador, Piccinini e seus técnicos criaram um modelo em grande escala na plasticina e o usaram para criar um molde. “A partir daí um modelo é feito em silicone, que é pintada e tem o cabelo colocado nele”, diz ela. “É um processo de produção relativamente com padrão de efeitos especiais.”
Ao contrário de uma pessoa média, Graham tem uma caixa torácica cheia de airbags para absorver impacto e proteger seus órgãos. Embalando essas bolsas está um grande peito com costelas fortes. Seu crânio é destinado a absorver impacto também, e é grosso como um capacete. Tem zonas com dobras também, para retardar a cabeça conforme ela balança para frente em um acidente. Líquido cefalorraquidiano extra amortece seu cérebro, enquanto a gordura facial oferece estofamento em torno de suas orelhas e nariz (que é plano, para não quebrar). Graham também não está em perigo de sofrer o efeito chicote ou ter o pescoço quebrado, porque ele não tem um. Mesmo sua pele é mais resistente do que a nossa. E quando Graham é um pedestre, pernas fortes e muitas unida permitem-lhe saltar com segurança. Se um carro atingir Graham, os joelhos são garantidos por tendões adicionais que lhes permitem dobrar em todas as direções e evitar fracturas.
“Estamos visando atingir zero mortes e ferimentos graves nas nossas estradas, o que significa que todos na comunidade entendam por que eles precisam estar em carros mais seguros, dirigindo em estradas mais seguras e em velocidades mais seguras”, disse Emily Bogue, Gerente de Comunicações e Mídia da Comissão de Acidentes de Transporte. “Assim, com a nossa agência Clemenger, nós tivemos essa ideia de mostrar como nós teríamos que parecer se não estivéssemos tão vulneráveis.”
Graham vai ser exposto no lado de fora da Biblioteca Estadual de Victoria, até 08 de agosto, antes de viajar para outras galerias no estado de Victoria. Seus fãs podem usar a tecnologia de realidade aumentada do Google, o Projeto Tango, para ficar sob a sua pele para um olhar mais atento em suas adaptações. “A parte mais desafiadora e importante é ter certeza de que o projeto continua a ser uma obra de arte com o peso emocional de um diagrama de ideias científicas”, diz Piccinini. Seu recurso favorito de Graham é os olhos com alma. Graham pode inspirar algumas pessoas a refletirem sobre a nossa própria fragilidade, e outros a se embasbacarem com suas características pouco usuais. Piccinini diz que ela espera uma mistura. “No entanto, qualquer um que olha para o trabalho e se pergunta o que é, porque parece que ele faz pensar um pouco sobre a segurança rodoviária.” FONTE: https://www.curioso.blog.br/post/seriamos-pudessemos-suportar-acidentes-carro/

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