Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

domingo, 30 de novembro de 2008

Telescópio Hubble fotografa duas estrelas azuis gigantes




Além de produzir enormes quantidades de calor, essas estrelas também são muito brilhantes
SÃO PAULO - Duas das estrelas mais massivas da galáxia foram analisadas pelo Telescópio Espacial Hubble. Uma nova imagem revela-as em um grau de detalhe até então inédito.

A imagem mostra um par de estrelas colossais, WR 25 e Tr16-244, localizadas no aglomerado aberto Trumpler 16. Esse aglomerado está no interior da Nebulosa de Carina, um imenso caldeirão de gás e poeira a cerca de 7.500 anos-luz da Terra. A Nebulosa de Carina contém diversas estrelas extremamente quentes, incluindo essas duas e a famosa estrela azul Eta Carinae, que tem a maior luminosidade já confirmada pela ciência.

Além de produzir enormes quantidades de calor, essas estrelas também são muito brilhantes e emitem a maior parte de sua radiação na faixa ultravioleta do espectro, e parecem azuis à visão. Elas consomem seu combustível rapidamente.
WR 25 é a mais brilhante, e fica mais perto do centro da imagem. A vizinha, Tr16-244, é a terceira mais brilhante, à esquerda e acima de WR 25. A segunda estrela mais luminosa da imagem, imediatamente à esquerda de WR 25, parece intensa porque está muito mais perto da Terra que as outras duas.

Estrelas como WR 25 e Tr16-244 são relativamente raras e chama atenção dos astrônomos porque aparecem associadas ás nebulosas de formação de estrelas e influenciam a estrutura e a evolução das galáxias.

Nenhum comentário: