Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 29 de agosto de 2015

"DESENHOS" DE DESBLOQUEIO NO ANDROID SÃO INSEGUROS

Os "desenhos" usados para desbloquear o smartphone, ligando pontos, podem ser tão fáceis de descobrir quanto as senhas mais simples, como “1234”, “password”, etc, afirma a pesquisadora norueguesa Marte Løge, segundo o site Ars Technica. O estudo "Tell Me Who You Are, and I Will Tell You Your Lock Pattern", de sua autoria, realizado Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega, foi divulgado na última sexta-feira (20/8), durante o PasswordsCon conference, que aconteceu em Las Vegas. Løge analisou os desenhos de desbloqueio de 4 mil pessoas para determinar as tendências de comportamento que podem tornar esse tipo de medida insegura diante dos ataques persistentes. E descobriu que muitas pessoas (77%) usam mais pontos de canto a canto na tela, de modo a formar desenhos fáceis de adivinhar, como letras e figuras geométricas (quadrados e retângulos) - veja imagem acima. Outro ponto preocupante é que, em média, segundo o estudo, são usadas apenas cinco bolinhas nos desenhos de desbloqueio, dentre as nove opções possíveis. E 37% dos usuários optam por utilizar apenas quatro pontos, resultando em um universo de combinações de 1.624 possibilidades diferentes. A título de comparação, usando cinco pontos são 7.152 combinações; 6 pontos, 26.016 combinações; nove pontos, 140.704. Além disso, do total de 4 mil combinações analisadas, 44% dos padrões começavam com a primeira bolinha.

Como se proteger?

Mas isso não significa que o modelo tenha que ser abandonado por completo. De acordo com a pesquisadora, há formas de aumentar a proteção. Uma delas é optar pela criação de padrões una pontos no sentido anti-horário (veja exemplos no canto direito da imagem abaixo). O que aumentaria a complexidade do padrão, já que o número de pontos não é o único critério que determina o quão o Android lock Patterns (ALPs) criado é vulnerável. Outra dica é não começar nos cantos e sempre mudar de direção.
Métodos à direita são os mais indicados para melhorar proteção, segundo pesquisadora. FONTE: idgnow.com.br/mobilidade/2015/08/24/desenhos-de-desbloqueio-no-android-sao-inseguros/

Nenhum comentário: