Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 24 de outubro de 2015

QUANTO TEMPO LEVARIA PARA CHEGARMOS A ESTRELA COM "MEGAESTRUTURAS ALIENÍGENAS"?

Recentemente, foi anunciada a descoberta de uma estrela estranha, a KIC 8462852. O Telescópio Espacial Kepler nos mostrou que ela tem um padrão de luz bastante esquisito – com base em nossas observações do seu escurecimento recorrente, parece que a estrela está cercada por uma infinidade de matéria. O problema é que a estrela está madura, e tais padrões são tipicamente vistos apenas em torno de estrelas jovens. Uma explicação foi oferecida por Tabetha Boyajian, pós-doutoranda na Universidade de Yale, nos EUA. Segundo ela, outra estrela poderia ter passado através de KIC 8462852 e, conforme continuou suas viagens, pode ter arrastado um enxame de cometas para seu sistema interno. Com suficientes cometas e outros detritos na vizinhança, isso poderia ser responsável pelo padrão de escurecimento. Também foi levantada uma hipótese alternativa: de acordo com Jason Wright, astrônomo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, o padrão de luz incomum é consistente com “megaestruturas”. Em outras palavras, talvez a culpa seja dos alienígenas – tecnologia avançada projetada por uma civilização alien para capturar a energia do astro poderia explicar o escurecimento. Calma! Não se empolgue muito. Embora esta seja uma teoria possível, certamente não é a mais provável. Temos que ser céticos quanto a possibilidade de megaestruturas alienígenas, como disse o próprio Wright. No entanto, se for aliens, poderíamos atravessar a grande quantidade de espaço que nos separa a fim de visitá-los?Vamos fazer a conta.

Quantos anos?!?!

Para começar, se você não está ciente, um ano-luz é definido como a distância que a luz pode viajar em um ano. A KIC 8462852 está a 1.480 anos-luz de nós. A luz viaja a cerca de um bilhão de km/h, ou 9,5 trilhões de quilômetros por ano. Como resultado, a KIC 8462852 está a cerca de 14 quatrilhões de quilômetros. Quanto tempo levaria para viajarmos essa distância? Se usarmos uma das nossas sondas mais rápidas, a New Horizons, que avançou a 50.000 km/h quando passou por Plutão no início deste ano, levaria bem mais de 27,5 milhões de anos para chegar ao nosso destino. Acho que ninguém vivo hoje planeja ainda estar vivo daqui a 27,5 milhões de anos. Com a tecnologia atual, não há absolutamente nenhuma chance de visitarmos esta civilização alienígena hipotética.

E mandar uma mensagem?

Não dá nem para nos comunicar com essa potencial civilização. Infelizmente, se quiséssemos que uma mensagem a alcançasse no próximo ano, teríamos que a ter enviado no ano de 535. Outra coisa a se lembrar é que estamos vendo como a estrela se parecia 1.480 anos atrás. Assim, mesmo se estivermos de fato vendo uma megaestrutura alienígena, ela pode ter se desintegrado séculos atrás e nós ainda não sabemos. fonte: fromquarkstoquasars.com/how-long-would-it-take-to-get-to-the-star-with-alien-megastructures/

Nenhum comentário: