Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

domingo, 25 de outubro de 2015

VOCÊ SABIA QUE O GOOGLE TEM UM GERENCIADOR DE SENHAS? SEJA COMO UTILIZÁ-LO

Segurança é a palavra de ordem no mundo da tecnologia nos últimos anos e cada vez mais ouvimos conselhos sobre a necessidade de sermos mais prudentes e adotarmos hábitos mais seguros na hora de lidar com o mundo online. Todo esse alarde ocorre principalmente por termos uma infinidade de dados pessoais extremamente sensíveis armazenados nos mais variados tipos de sites por aí afora - e todos eles protegidos, muitas vezes, por uma única senha. Nesse contexto, é extremamente importante adotarmos uma senha única para cada serviço - uma tarefa bem complicada se você se quiser a memorizar todas elas. Mas é para isso que há várias aplicações por aí que se propõem a não só armazenar seus passwords de maneira segura, mas gerá-los aleatoriamente. É o caso, por exemplo, da ferramenta do Google que vem embutida no Chrome. Sim, o Chrome conta com uma ferramenta de gerenciamento de senhas que pouquíssimas pessoas conhecem. E ela não só funciona muito bem, como conta com recursos bem atraentes para quem presa por praticidade e segurança.

Ferramenta multiplataforma

Embora venha embutida no Google Chrome, o sistema de gerenciamento de senhas da gigante de Mountain View pode ser utilizado em várias plataformas, desde apps móveis até diretamente no navegador. Confira em quais lugares é possível usar o recurso: - Google Chrome para Windows, Mac, Chrome OS e Linux: todas as senhas são sincronizadas na conta do usuário utilizada no navegador. Desse jeito, é possível utilizar a ferramenta em todas as versões do browser nas mais diversas plataformas. - Google Chrome para Android, iPhone e iPad: a versão móvel do navegador também oferece sincronização das senhas entre os dispositivos móveis. É importante perceber que não há integração com o Safari da Apple. - Na web: é possível acessar a interface da ferramenta através da URL https://password.google.com. É necessário fazer o login com a sua conta Google antes de usá-la. O site també é otimizado para dispositivos móveis, portanto sinta-se à vontade para acessá-lo a partir do seu smartphone ou tablet. - Apps Android: aplicativos baixados para um dispositivo Android podem se beneficiar do gerenciador de senhas do Google da seguinte forma. Imagine que você acessou a Netflix no Chrome para PC e salvou a senha no navegador. Ao baixar o app do serviço de streaming no dispositivo móvel, ele puxará automaticamente essa senha da sua conta Google e fará a autenticação no app.

Como usar o gerenciador de senhas do Google

Para começar a utilizar a ferramenta de gerenciamento de senhas do Google é muito fácil: basta usar o Chrome no seu PC, smartphone ou tablet. Autentique-se com a sua conta Google e depois acesse as configurações do navegador. Clique em "Configurações de sincronização avançadas" e certifique-se que a sincronização de senhas está ativada.
Antes de tudo, garanta que a sincronização de senhas está ativada para que elas possam ser usadas por todos os dispositivos da sua conta Google (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira). Agora, também é preciso ter certeza que o navegador está salvando as credenciais de acesso na web. Para isso, siga até as configurações avançadas e busque pelo campo "Oferecer para salvar suas senhas na Web" e o ative. Se quiser tornar tudo ainda mais prático, uma boa dica é também ativar o preenchimento automático de formulários com apenas um clique.
Também ative o salvamento de senhas na nuvem. Não se preocupe, elas ficarão armazenadas junto à sua conta do Google nos servidores de Mountain View (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira). Clicando em "Gerenciar senhas" você é apresentado à lista de senhas salvas. Aqui, é possível checar as credenciais, apagá-las e fazer todas as tarefas de gerenciamento.
Neste painel, você pode visualizar todas as senhas salvas e gerenciá-las da forma que quiser (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira). Para salvar uma senha aqui, basta ir até o site em questão e fazer a autenticação normalmente. Se você configurou tudo direitinho, o Chrome perguntará se você deseja armazenar as credenciais. Feito isso, agora sempre que você acessar os sites que tiveram as senhas salvas os campos de login aparecerão preenchidos automaticamente.
Depois de tudo isso, o Chrome passará a se oferecer para armazenar as suas senhas (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Como gerar senhas fortes automaticamente

OK, até aqui aparentemente tudo funciona como em qualquer outro navegador. Mas calma aí, pois também é possível gerar senhas fortes automaticamente com a ferramenta do Google, algo semelhante ao que programas especializados no assunto, como o LastPass e 1Password, fazem. Para começar a desfrutar deste recurso, antes você precisará ativá-lo. Faça isso digitando na barra de endereço do Chrome "chrome://flags" e pressionando "Enter" no seu teclado. Procure por "Ativar geração de senhas" e defina seu valor para "Ativada". Confirme a alteração clicando no botão "Reiniciar agora".
Ative o gerador de senhas do Chrome nas configurações do navegador (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) Pronto, agora sempre que você for criar uma senha, o Chrome identificará que você está usando um formulário de cadastro e se oferecerá para gerar a senha automaticamente para você. Você pode optar por usá-la ou não - em caso positivo, o password ficará armazenado no gerenciador caso você tenha que consultá-lo.
Após ativar o gerador de senhas, o Chrome passará a sugerir senhas seguras geradas automaticamente para você (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) Embora não seja uma ferramenta tão completa quanto os softwares especializados do tipo, o gerenciador de senhas do Google atende muitíssimo bem aqueles que buscam por segurança e praticidade num só lugar. O fato de tudo estar amarrado a sua conta do Google torna tudo ainda mais confiável, já que é possível utilizar autenticação em dois passos como uma camada extra de proteção. Além disso, a gigante das buscas está sempre adicionando novas funcionalidades, como é o caso do uso automático das credenciais salvas na sua conta por apps instalados no Android. Se você já é usuário do ecossistema do Google, ou busca por algo mais simples, mas igualmente seguro, o gerenciador de senhas da empresa fará o serviço muito bem. FONTES: http://canaltech.com.br/dica/protecao-de-dados/voce-sabia-que-o-google-tem-um-gerenciador-de-senhas-veja-como-utiliza-lo/#ixzz3pbQr2cGG

Nenhum comentário: