Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 3 de outubro de 2015

CONHEÇA 5 RAZÕES PELAS QUAIS O SMARTPHONE PODE ESTAR ARRUINANDO A SUA VIDA

Nos últimos anos os “celulares inteligentes” se popularizaram bastante em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Tanto que os smartphones se tornaram figuras inseparáveis dos indivíduos. Tanto é que dar aquela olhadinha no celular costuma ser a primeira coisa que grande parte das pessoas faz ao acordar e antes de dormir. Além disso, as redes sociais e vários tipos de aplicativos se tornaram praticamente essenciais. Usamos o celular pra olhar em que horário o ônibus vai passar, como chegar naquele restaurante ou saber qual é a farmácia mais próxima, para encontrar um namorado ou namorada etc. Com tudo isso, muita gente, incluindo-se aí os especialistas, começaram a questionar: será que esse uso constante dos smartphones não infere demais no dia-a-dia das pessoas? Dependendo da maneira com a qual você usa o aparelho, ele pode estar desencadeando coisas negativas sim, como os que mostraremos a seguir. Eles foram apontados pela revista“Social Psychology”.

1. Memória ruim

Você sabe o número de telefone das pessoas próximas a você de cabeça? Muitas pessoas sabem no máximo o telefone de casa ou da mãe. Como podemos conseguir qualquer número de contato em apenas um clique, não fazemos muita questão de saber quais são ou memorizá-los, o que acontecia antes. Além de, de certa maneira, não estarmos treinando a memória como antes, não dar um segundo de descanso para o cérebro também pode ser um problema. Isso porque o cérebro precisa de um tempo para guardar uma memória e quando usamos o celular sem parar não damos esse tempo a ele, o que faz com que a memória possa ficar não tão boa assim.

2. Dormir mal

Você tem problemas para dormir? A insônia pode ser causada por vários motivos, inclusive pelo uso exagerado do celular. Isso mesmo! Usar o smartphone antes de dormir pode fazer com que a liberação de hormônios que fazem bem para o sono seja prejudicada. A razão para isso é que a luz emitida pelos dispositivos não permite que o corpo secrete a quantidade adequada de melatonina, que é o hormônio que nos induz a dormir e faz com que você acorde com disposição pela manha.

3. Ficar menos inteligente

Ter o celular sempre por perto pode ser o motivo por trás do seu mal desempenho na escola ou por falhas que você comete durante o seu expediente, principalmente nas tarefas que exigem um raciocínio lógico. A descoberta foi feita por Cientistas da Universidade de Southern Maine, que submeteram um grupo de voluntários a uma série de testes que requeriam pensamento lógico para a resolução de problemas. Metade deles estava com o smartphone por perto, mas não ao alcance dos olhos, já a outra metade colocou o celular sobre a mesa. Os que estavam com o celular à vista, tiveram um resultado 20% mais baixo. Além disso, outro dado revelado pelo teste apontou que o uso das redes sociais e ferramentas de busca nos smartphones faz com que as pessoas tenham um vocabulário menos diverso e menores habilidades de compreensão e leitura.

4. Não ter amigos reais

Outro malefício que os celulares estariam causando diz respeito a vida social. Já tentou conversar ou ter um momento em companhia de alguém que não largava o celular? Essa situação é bastante comum hoje em dia. O grande problema é que quando você não deixa de lado o celular, as pessoas vão se distanciar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Essex, pessoas que mantem o smartphone por perto durante uma conversa demonstram ser menos confiáveis e atentas, além de não apresentarem vontade de se aprofundarem em uma amizade verdadeira.

5. Ansiedade

Quantas vezes por dia você confere o celular para saber se alguém te mandou uma mensagem instantânea, curtiu sua foto etc? Essa necessidade de saber o que está acontecendo nas redes sociais e conferir os aplicativos pode desencadear ansiedade. Por isso muitas pessoas praticamente entram em desespero quando o celular está prestes a ficar sem bateria e não podem recarregá-lo no momento. Grande parte das pessoas têm um verdadeiro vício pelo smartphone. FONTES:Fatos Desconhecidos // vocesabia.net/comportamento/5-razoes-pelas-quais-o-smartphone-pode-estar-arruinando-a-sua-vida/

Nenhum comentário: