Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

quinta-feira, 3 de junho de 2010

CURIOSIDADES

*Uma alimentação rica em azeite de oliva, castanhas, carnes brancas, frutas, verduras e legumes pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer, segundo um estudo publicado na revista Archives of Neurology.

*Medir os depósitos de cálcio nas artérias pode ajudar a diagnosticar com mais precisão o rico de doenças cardiovasculares, segundo um estudo da Universidade Northwestern (EUA). O coeficiente de acúmulo de cálcio é determinado pelo exame tomodensitometria.

*Um estudo publicado na revista “Archives of Internal Medicine” mostra que pessoas deprimidas consomem 55% mais chocolate do que indivíduos com o humor equilibrado. E quanto pior elas se sentirem, maior será a voracidade.

*Quanto maiores os níveis de vitamina D produzido pelo organismo, melhor é a saúde óssea e muscular.Revela um estudo da Universidade Wake Forest,que acompanhou 2.700 pessoas durante 4 anos.

*Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desenvolveram uma ponta de diamante acoplada a um aparelho de ultra-som que dispensa o temido motorzinho. Em vez de rotações, o tecido destruído pela cárie é retirado por vibrações de alta freqüência, sem dor e nem sangramento.

*A asma e a rinite alérgica tendem a piorar no inverno. Em algumas pessoas, o ar frio torna os brônquios e a mucosa nasal mais reativos. Para prevenir, mantenha a casa arejada e ventilada, limpe-a diariamente com pano úmido e lava as roupas guardadas antes de usá-las.

*Cientistas da Universidade de New Jersey (EUA) provaram que é possível reduzir o câncer colorretal já existente, consumindo verduras crucíferas como couve e couve-flor. Outro estudo apontou que o consumo diário dessas verduras reduz em 40% o risco de se ter a doença.

*A exposição à poluição durante a gravidez pode afetar o coeficiente intelectual das crianças, segundo um estudo americano realizado com 249 meninos e meninas que viviam em bairros de Nova Iorque.

*Dormir regularmente após o almoço pode aumentar em 26% o risco de se ter diabetes tipo 2, segundo um estudo da Universidade de Birmingham (Grã-Bretanha) e, do Hospital de Cantão (China). As razões seriam o sono noturno perturbado e a redução da atividade física.

*Aumentar a ingestão de vegetais ricos em carotenóides, com cenoura, couve e outros vegetais de folhas verdes, pode prevenir o câncer de mama em mulheres que ainda não passaram pela menopausa, afirma um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA).

*Mulheres que consomem em grande quantidade de carboidratos com altos níveis glicêmicos, como pães, pizza, arroz, podem duplicar seu risco de ter doenças cardíacas. A conclusão é de um estudo com mais de 47 mil pessoas realizado na Itália.

*Tomar suplementos de vitamina D na gravidez pode prevenir infecções e trabalho de parto prematuro, segundo um estudo apresentado na reunião anual da Sociedade Acadêmica de Pediatria, no Canadá.

* Pessoas que consomem grande quantidade de açúcar possuem níveis mais baixos de colesterol bom (HDL) e níveis mais altos de triglicerídeos do que as adotam dietas pobres nesse tipo de adoçante, afirma um estudo da Emory University.

* Fumar, estar acima do peso, viver estressado, ser sedentário e ingerir muito sal e álcool podem levar à hipertensão. Ela é perigosa porque faz o coração trabalhar mais, o sobrecarregando.

* A laranja é uma aliada contra a celulite. Além de ser rica em vitamina C, que atua no processo inflamatório, a fruta contém hesperidina, substância que fortalece a parede dos vasos sanguíneos, dificultando o acúmulo de líquidos. O ideal é comer 2 laranjas com bagaço por dia.

*Uma em cada quatro adolescentes sexualmente ativas está contaminada pelo HPV, vírus transmitido na relação sexual que pode causar câncer de colo de útero, segundo dados da FIOCRUZ. Daí a importância do uso da camisinha e dos exames periódicos para detectar e tratar a infecção.

*Amamentar não faz bem apenas ao bebê, mas também às mães. Segundo uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh (EUA), mulheres que amamentam seus filhos reduzem seu próprio risco de sofrer doenças cardíacas ou derrames. De acordo com os cientistas americanos, as mulheres que amamentaram por mais de um ano são 10% menos propensas a sofrer desses problemas de saúde.

Fonte: Jornal EXTRA

Um comentário:

Anita Pitanga disse...

muito bom saber dissu!!!