Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O QUE ESTÁ EM JOGO NA DISPUTA PELO CONTROLE DA REDE

COMO É O SISTEMA
A Icann, sigla em inglês para Corporação da Internet para Nomes e Números, é a organização sem fins lucrativos que põe ordem na rede.Administra, por exemplo, os endereços de internet (www.veja.com.br) e, estabelece os domínios (com,org,edu...).Sem essa ordenação,a internet entraria em colapso.

COMO FUNCIONA O CONTROLE
1- Uma pessoa tenta acessar a página de VEJA na internet. Pra isso, digita o “nome de domínio” (domain name) da revista na rede: veja.com. Na web, existem 9 bilhões de “ nomes de domínio” diferentes.
2- O número de IP (Internet Protocol) associado ao site de VEJA é 200.196.241.205
3- A procura do IP é feita por um sistema chamado Domain Name System (DNS),uma imensa base de dados,espécie de lista telefônica gigantesca.
4- A base para a localização de todos os endereços de internet está em 13 grandes servidores – sendo 10 nos EUA( 6 ficam na costa leste e 4 na costa oeste), 1 na Inglaterra, 1 na Finlândia e 1 no Japão – chamados de RAÍZES, gerenciados pela Icann. É isso que garante que não existam endereços repetidos.

O QUE PODE MUDAR
O registro de nomes de domínio passaria a ser de responsabilidade de um organismo “multilateral intergovernamental” subordinado às Nações Unidas.

MOTIVAÇÃO
As mudanças foram propostas por governos ditatórias e por países que policiam o uso da rede, caso de China, Cuba,Síria,Zimbábue e Arábia Saudita.

O RISCO
A internet entrar em colapso.

Fonte: Revista VEJA

2 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade o que esta sendo disputado é o dinheiro. 'QUEM PAGA MAIS?' DOLE 1, DOLE 2, DOLE 3 VENDIDO PARA O SENHOR Leonsio O'Del

Michele disse...

Gostei muito do tema, a internet parece infinita e complexa, e indispensavel na nossa vida, então porque não entender como fuciona.bjs