Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

quinta-feira, 3 de junho de 2010

SÍNDROME DO OLHO SECO. Uma dica: pique muito!

Quem adora ficar pendurado no PC ou hipnotizado pelo videogame se arrisca a sofrer de secura visual. Olhos irritados, vermelhos, coçando ou ardendo, além de visão turva, sensibilidade ao vento e à luz e (ironicamente) lacrimejamento, são sintomas que podem apontar para a Síndrome do Olho Seco, problema que atinge 28 milhões de no país.
A síndrome pode ter outras causas, mas qualquer situação que afete pelo menos umas das 3 camadas de lágrimas – oleosa, aquosa e mucosa – pode originar os mesmos sintomas.
Qualquer atividade que exija muita atenção visual pode causar, precipitar ou agravar a sensação de olho seco, mesmo que temporariamente – explica o oftalmologista Bruno Machado Fontes. O motivo é que as pessoas piscam menos. O normal é piscar de 12 a 15 vezes por minutos. Mas, quando estamos em frente ao PC, pisca-se de 3 a 5 vezes menos.
Quem sofre dessa síndrome tem menor lubrificação na região ocular, que pode ser causada ou por produção fraca de lágrimas ou por uma evaporação excessiva dela. Mulheres após a menopausa, pessoas portadoras de glaucoma, artrites, doenças autoimunes, alergias e diabetes também podem ser afetadas pela síndrome. Além disso, fumantes e pessoas que fazem reposição hormonal e uso de determinados medicamentos e complexos alimentares também estão mais propícios a essa instabilidade no filme lagrimal.
A dica para quem está com sintomas de olho seco é procurar um oftalmologista que analise o quadro e indique um tratamento. Exames simples, que podem ser feitos no consultório médico, identificam o que está causando os sintomas. O desconforto é mínimo. Um dos testes determina a quantidade de lágrimas que é produzida pelo paciente. Isso é feito com o médico colocando uma tirinha de papel especial na pálpebra para checar o quanto ela fica molhada durante certo período de tempo. Outro teste consiste na aplicação de um corante que mostra onde e quando as lágrimas se separam na córnea. O tratamento pode incluir a utilização de lágrimas artificiais. Curioso, não? Pois, saiba que a venda estimada dessas lágrimas prescritas pelos médicos já ultrapassa US$ 540 milhões no mundo inteiro.

Fonte://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/03/08/síndrome-do-olho-seco-afeta-28-milhões-de-brasileiros

Nenhum comentário: