Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

terça-feira, 16 de setembro de 2014

VC SABE O QUE É HIPOCONDRIA?

Hipocondria é distúrbio de quem pensa ter o que não tem.O físico pode não dar qualquer sinal, mas a mente aponta uma série de motivos para pensar que uma doença está presente. Os pensamentos são tão intensos que, no final das contas, acabam caracterizando a existência de uma moléstia. Ela, todavia, não é física, mas mental. Chama-se hipocondria. Trata-se de um distúrbio que é caracterizado pela valorização muito grande de sintomas absolutamente normais. A partir dessa leitura equivocada das manifestações corporais, os hipocondríacos passam a procurar com frequência os médicos e serviços de saúde realizando uma série de exames, muitas vezes repetidamente, em busca do diagnóstico de uma doença que não existe. Como esse diagnóstico não acontece, eles trocam de médico, buscam por especialistas, procuram por literatura médica e por vezes se automedicam não se conformando com a ausência da moléstia. Termo tem origem na língua grega O termo hipocondria vem do grego. Hipo significa abaixo. Condria tem origem em kondros, que é a palavra usada para nomear a cartilagem do tórax, a região logo abaixo da costela onde estão localizados órgãos como a vesícula, o baço e os rins. Na medicina praticada na antiga Grécia, esses órgãos estavam relacionados à produção da bile. Acreditava-se que a bile negra era responsável pela melancolia. Logo, hipocondria era a palavra usada para qualificar as pessoas mais sensíveis às doenças. Essa sensibilidade do hipocondríaco é direcionada a si mesmo. Ele é considerado uma pessoa auto-centrada mantendo a obervação total nas reações de seu corpo. Por isso, chega ao médico com um arsenal de informações para convencê-lo de que possue uma doença.

Doenças cardíacas e intestinais são principal foco de reclamações

São dois os grupos de doenças mais comuns relatadas por portadores de hipocondria. A maioria delas se refere a situações no sistema digestivo ou no intestino. Por isso, muitos iniciam dietas desnecessárias banindo alguns alimentos do cardápio por considerarem que são causadores de moléstias. Os problemas cardíacos também estão entre os campeões de reclamações, especialmente por causa da reação exagerada ao cansaço natural após atividades físicas simples como a subida de um lance de escadas ou uma pequena corrida para evitar se molhar quando a chuva começa.

Busca de atenção dos pais pode ser origem dos problemas

Um dos fatores mais comuns do desenvolvimento da hipocondria é a tentativa das crianças de chamar a atenção de pais muito ocupados. Na luta para tirar, especialmente as mães, dos afazeres diários e tornarem-se o centro de suas preocupações, elas começam a simular dores de cabeça ou garganta e pedir cuidados. Quando isso funciona, com o tempo vão aprimorando sintomas para passar mais tempo com os pais. Depois de um certo tempo, perdem o controle e não conseguem controlar mais a situação. Ao tornarem-se adultos, o comportamente é repetido na tentativa de conquistar a atenção das outras pessoas. Nesse caso, com um risco ainda maior que é o da automedicação uma vez que o hipocondríaco tende a se considerar um especialista em doenças com um conhecimento maior até mesmo que os médicos. Em alguns casos mais agudos, pode haver a evolução para sintomas físicos como ataques de pânico, que muitas vezes são confundidos com ataques cardíacos. Isso se deve ao alto nível de ansiedade desenvolvido por pessoas hipocondríacas. Para tratar essa ansiedade, há necessidade do auxílio de um psicoterapeuta. O grande obstáculo para isso, no entanto, é que, muitas vezes, o doente não reconhece a necessidade dessa ajuda uma vez que acredita que seus problemas de saúde são físicos. Por isso, família e amigos devem orientá-lo a buscar a terapia sem desprezar sua crença nos sintomas que, para o doente, são reais. Na terapia, o psicólogo tentará conscientizá-lo a substituir seus pensamentos a respeito das doenças, especialmente sua preocupação desproporcional com os sintomas. O apoio médico também pode ser utilizado uma vez que há medicamentos disponíveis como linha auxiliar no tratamento. FONTE:http://saude.hsw.uol.com.br/o-que-%C3%A9-hipocondria

Nenhum comentário: