Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

CONHEÇA 13 ALIMENTOS QUE AJUDAM A EVITAR PROBLEMAS CARDÍACOS

O coração está para o corpo humano como o motor para um carro. Ele é o responsável pelo bombeamento do sangue, o combustível que garante a realização de todas as funções necessárias para funcionamento dos órgãos que mantém o ser ativo. Quando há falhas, as limitações aparecem. Uma dieta saudável evita que as tubulações que bombeiam o sangue para todo o organismo sejam entupidas e mantenham sua funcionalidade por muito mais tempo assegurando qualidade de vida por um período bem mais longo.Veja a seguir alguns alimentos capazes de fazer o seu coração bater mais feliz:

1. Peixes

Espécies como atum, sardinha, salmão e arenque são ricas em uma substância chamada ômega-3. É uma gordura saudável que auxilia a reduzir o colesterol ruim, o LDL, responsável pelo entupimento das artérias do coração, e também o trigricérides, que são gorduras tão prejudiciais quanto o colesterol, que formam placas bloqueando as artérias e prejudicam o fluxo de sangue. Os médicos recomendam o consumo de peixes ao menos três vezes por semana.

2. Linhaça

Essa semente age duplamente no organismo. Além de prevenir as doenças cardiovasculares na medida em que reduz o colesterol ao impedir o acúmulo de gordura nas artérias, também tem propriedades antioxidantes retardando o envelhecimento das células.

3. Banana

É uma fonte de fibra solúvel, que reduz o nível de colesterol e aumenta a sensação de saciedade, e também rica em potássio, mineral importante para a função do músculo cardíaco. No geral, todas as frutas são uma ótima fonte de fibras, regulam o funcionamento do intestino e diminuem a absorção do colesterol. Aumentam também a sensação de saciedade, evitando alimentação excessiva. O abacate é outra fruta que se destaca, assim como as frutas vermelhas como framboesa, morango e amora.

4. Azeite de oliva extra virgem

Ele tem gordura monoinsaturada, que é a melhor de todas, é rico em vitamina E, entre outras, antioxidantes e minerais. Recomenda-se o consumo de forma moderada para manter o colesterol total dentro dos limites uma vez que ajuda a aumentar o HDL, que é o colesterol bom, além de diminuir o ruim.

5. Soja

Fonte de isoflavonas, ajuda não apenas a controlar o colesterol como também colabora para diminuir a absorção de açúcar.

6. Castanhas

Fruta típica brasileira, tem grande quantidade de fibras, selênio, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio. Porém, é preciso tomar cuidado com o seu consumo, uma vez que as castanhas são altamente calóricas. É recomendável que não se coma mais que seis unidades por dia, o suficiente para colaborar na redução do colesterol.

7. Feijão, lentilha, grão de bico

São outros grãos que apresentam riqueza em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes.

8. Tomate

O segredo do tomate está em sua substância chamada licopeno, que ajuda muito na prevenção de doenças do coração por sua ação antioxidante. Ela está presente também em alimentos como melancia, pimentão, beterraba e goiaba, mas no tomate, especialmente nos molhos, sua concentração é maior.

9. Alho

Pesquisas indicam que o alho pode auxiliar na redução do colesterol ruim e na pressão arterial. Porém, de acordo com o setor de cardiologia do hospital Albert Einstein, os resultados positivos só seriam produzidos com uma ingestão diária de 20g do alimento cru, pois o calor do cozimento eliminaria os princípios ativos. 10. Aveia
É uma ótima fonte de fibras solúveis, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e dão sensação de saciedade por mais tempo.

11. Vinho ou suco de uva

O benefício do consumo da bebida não está no álcool, mas na uva. Logo, o consumo do suco ou da fruta é tão eficaz quanto o do vinho. O que conta é a substância chamada resveratol, que tem efeito antioxidante e reduz o riscos de doença no coração.

12. Chocolate

Os escuros são melhores, especialmente os amargos, mais ricos em uma substância chamada de flavonoides e também em ácido gálico, que são antiioxidantes e protegem os vasos sanguíneos. Chocolate branco e ao leite não apresentam o mesmo benefício. O consumo, no entanto, precisa ser feito com moderação uma vez que o alimento é bastante calórico e fonte de gorduras.

13. Espinafre

Uma combinação de luteína, folato, potássio e fibras faz desse vegetal um amigo do coração. De acordo com estudo feito nos Estados Unidos, voluntários que se alimentaram de espinafre todos os dias reduziram o risco de terem doença cardíaca em 25%. fonte:http://saude.hsw.uol.com.br/alimentos-que-ajudam-evitar-problemas-cardiacos

Nenhum comentário: