Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

terça-feira, 4 de novembro de 2014

APRENDA COMO FAZER SEUS PRÓPRIOS PRODUTOS DE LIMPEZA

Fórmulas simples e ingredientes que podem ser encontrados sem qualquer dificuldade, até mesmo em sua cozinha, são capazes de apresentar resultados altamente satisfatórios. Produtos de limpeza com poderio que vai muito além de deixar sua casa ou apartamento um brinco. Além de realizar sua função primordial, eles trazem vantagens extras. São ótimos para sua saúde, uma vez que não contam em sua composição com as substâncias químicas usadas nas tradicionais mercadorias que são encontradas nas prateleiras de supermercados, e fazem bem ainda para o bolso, pois costumam ser significativamente mais baratos que os itens industrializados. Como se apenas isso não fosse suficiente, para colocar a cereja no bolo, apresentam uma vantagem para a coletividade, já que não causam os danos para a natureza que os produtos de limpeza químicos propiciam. Enfim, confeccionar os próprios itens para deixar a residência brilhando é um processo cujo custo benefício é extremamente interessante. Conheça a seguir algumas fórmulas para auxiliá-lo nesse processo:

Sabão líquido para lavar louça

Ingredientes: * 2 litros de água; * 1 barra de sabão caseiro ralada; * 1 colher de óleo de rícino (ou óleo de mamona); * 1 colher de açúcar; Modo de fazer: 1) Ferva todos os ingredientes em um recipiente e engarrafe para uso.

Detergente ecológico:

Ingredientes: * 1 pedaço de sabão de coco; * 2 limões médios; * 4 colheres de sopa de amoníaco (biodegradável). Modo de fazer: 1) Ferva um litro de água e derreta o coco (picado ou ralado). 2) Acrescente cinco litros de água fria. 3) Esprema os limões. 4) Despeje o amoníaco. 5) Misture bem os ingredientes. 6) Guarde o produto em garrafas.

Detergente ecológico multiuso

Ingredientes: * 1 litro de água; * 1 colher de sopa de vinagre; * 1 colher de sopa de amoníaco; * 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio; * 1 colher de sopa de bórax ou ácido bórico. Modo de fazer: 1) Aqueça a água a uma temperatura de aproximadamente 45 graus (água morna) e misture os ingredientes. 2) Depois de misturar bem os ingredientes, deixe esfriar e engarrafe a mistura usando-a em substituição aos detergentes multiuso convencionais.

Desinfetante para banheiro

Ingredientes: * 1 litro de álcool; * 4 litros de água; * 1 sabão caseiro; * Algumas folhas de eucalipto. Modo de fazer: 1) Deixe as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. 2) Ferva um litro de água e coloque o sabão (ralado ou picado) até que ele se dissolva. 3) Junte o resto da água e a essência de eucalipto. 4) Misture bem. 5) Engarrafe o resultado da mistura.

Amaciante para roupas

Ingredientes: * 5 litros de água; * 4 colheres de glicerina; * 1 sabonete caseiro ralado; * 2 colheres de sopa de leite de rosas. Modo de fazer: 1) Ferva um litro de água e coloque o sabonete ralado ou picado até que ele se dissolva. 2) Coloque os outros quatro litros de água fria, a glicerina e o leite de rosas. 3) Misture bem os ingredientes. 4) Engarrafe o resultado da mistura.

Sabonete para lavar roupas à base de mel

Ingredientes: * 250 gramas de sabão de coco; * 40 gramas de mel; * 40 ml de glicerina; * suco de 1 e 1/2 limão; * corante e essência à sua escolha. Modo de fazer: 1) Coloque todos os ingredientes em um recipiente em banho maria e mexa até que se forme uma massa uniforme, que não se liquefaça. 2) Unte forminhas (pode ser de gelo, de empadinha etc) e coloque a massa dentro delas. 3) Deixe endurecer e esfriar. 4) Tire da forma e o sabonete estará pronto para usar.

Óleo para limpar janelas e esquadrias de alumínio

Ingredientes: * Óleo de cozinha (quantidade necessária) * Álcool (quantidade necessária) Modo de fazer: 1) Misture álcool e óleo em partes iguais e coloque em um recipiente. 2) Passe nas janelas e esquadrias de alumínios uma vez por mês com um pano macio ou flanela.

Produto para limpar o chão

Ingredientes: * ¼ xícara de vinagre branco * 4,5l de água morna * 1 colher de chá de suco de limão, apenas para dar cheiro (pode ser dispensado) Modo de fazer: 1) Misture todos os ingredientes em um balde grande e use para limpar o chão. 2) Quando terminar esprema o esfregão e polvilhe com bicarbonato de sódio. Deixe a substância agir por cinco minutos. Depois, lave com água morna. O esfregão ficará sem cheiros nem bolor.

Produto para limpar vidros

Ingredientes: * ¼ xícara de vinagre ou 1 colher de sopa de suco de limão * 2 xícaras de água Modo de fazer: 1) Misture os ingredientes e coloque o resultado em frasco borrifador. Borrife os vidros e espelhos. Recicle folhas de jornais velhos para limpar os vidros.

Produto para polir mobílias

Ingredientes: * 3 colheres de sopa de suco de limão * ½ xícara de óleo vegetal Modo de fazer: 1) Misture os ingredientes e coloque-os em um fraco de vidro ou uma garrafa plástica pequena. Limpe os móveis com pano ou recicle camisetas ou meias velhas de algodão usando-as para passar com o líquido nos móveis.

Produto para desentupir ralos

Ingredientes: * 1 copo de vinagre branco * 1 copo de bicarbonato de sódio * água (quanto for suficiente) Modo de fazer: 1) Uma vez por semana, coloque o vinagre branco e o bicarbonato de sódio em um pouco de água fervente. Jogue a mistura no ralo.

Produto para limpar pisos de cerâmica e linóleo

Ingredientes: * 1 litro de água * 1/4 de copo de vinagre branco Modo de fazer: 1) Aqueça a água em torno de 45 graus (água morna) e misture o vinagre. 2) Aplique o líquido com um pano de algodão sobre a superfície.

Produto para desengordurar o fogão

Ingredientes: * Vinagre branco (quantidade suficiente) * Suco de limão (algumas gotas) Modo de fazer: 1) Coloque um pouco de vinagre branco e as gotas de limão sobre a sujeira e deixe agir por 10 minutos.

Produto para limpeza de bancadas e piso de pedras

Ingredientes: * 1 litro de água; * 1 litro de álcool. Modo de fazer: 1) Misture a água e o álcool em um balde. Com um pano, aplique na superfície.

Dicas para conservação dos produtos:

* Coloque sempre etiqueta nos produtos identificando do que se trata e a data em que foram feitos. * Por serem produtos naturais, não há necessidade de grande rigidez na hora das proporções. É possível fazer aproximações. fonte: http://casa.hsw.uol.com.br/como-fazer-seus-próprios-produtos-de-limpeza

Nenhum comentário: