Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

domingo, 31 de maio de 2015

COMPORTAMENTO COMPUTACIONAL EMERGE EM NANOESTRUTURA

Os memristores de nanofios (esquerda), dispostos de forma totalmente aleatória, apresentam um comportamento de "computação emergente".

Auto-organização

Há poucos dias, pesquisadores brasileiros apresentaram uma nova técnica de computação com nanotubos de carbono que se ajustam para executar cálculos sem a necessidade de montar e conectar componentes um a um. O conceito é tão inovador que a equipe batizou sua técnica de "evolução na matéria". Agora, uma equipe dos EUA e do Japão apresentou um mecanismo similar que, apesar de usar nanofios de cobre e prata em vez de nanotubos, também foi buscar inspiração na natureza e apresenta um comportamento emergente. "O dispositivo que criamos é capaz de gerar auto-organização rapidamente em um pequeno chip, com grande velocidade. Além disso, ele supera a questão da complexidade exponencial como função da complexidade dos problemas, como nos computadores atuais," disse o professor James Gimzewski, que já vem trabalhando com sinapses artificiais há algum tempo.

Rede atômica

O dispositivo é uma rede atômica em nanoescala que apresenta o fenômeno da memresistência, o efeito responsável pelo funcionamento dos memristores, ou sinapses eletrônicas, componentes que estão permitindo a criação de processadores neuromórficos, que imitam o funcionamento do cérebro. A característica de memória gerada pela memresistividade é essencial para tratar sistemas complexos porque ela é a base da capacidade de aprender, interagir com o ambiente e resolver problemas nos quais os dados estão incompletos ou em constante mutação. O circuito é formado por uma rede de nanobastões de cobre, sobre os quais são criados nanofios de prata - essa construção foi possível graças a uma técnica desenvolvida pela mesma equipe, chamada soldagem química, que facilitou muito a criação de circuitos moleculares.
À esquerda, a rede de eletrodos, sobre os quais é montada a rede de nanofios que se auto-organiza (direita).

Inteligência artificial

Os experimentos demonstraram que a nanoestrutura desenvolve um "comportamento emergente", no qual as interações entre as saliências individuais geram padrões de atividade elétrica que não podem ser atribuídos a nenhuma saliência individualmente, mas apenas à rede como um todo. A rede de chaves atômicas também tem uma capacidade intrínseca para a adaptação, uma vez que as conexões dos nanofios de prata estão constantemente reconfigurando-se, e as chaves formam-se e dissolvem-se constantemente em diferentes locais da rede. Essa capacidade é particularmente útil para analisar e simular eventos complexos da natureza, incluindo visão artificial, sintetização de voz, cálculos de melhores rotas entre dois pontos e análise de imagens. "Pretendemos avançar rumo a um sistema mórfico híbrido juntando o melhor da computação convencional com as capacidades do nosso dispositivo tipo neural, e desenvolver uma nova forma de programação que se baseie em redes sinápticas e memórias distribuídas. Este seria um passo radical no desenvolvimento real da inteligência artificial," concluiu Gimzewski. Bibliografia: Atomic switch networks-nanoarchitectonic design of a complex system for natural computing E. C. Demis, R. Aguilera, H. O. Sillin, K. Scharnhorst, E. J. Sandouk, M. Aono, A. Z. Stieg, J. K. Gimzewski. Nanotechnology. Vol.: 26 204003. DOI: 10.1088/0957-4484/26/20/204003. fonte:inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nanoestrutura-comportamento-computacional-emergente&id=010110150525

Nenhum comentário: