Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

domingo, 7 de junho de 2015

LENTE PLANA FOCALIZA LUZ USANDO NANOPOSTES

A lente plana focaliza a luz guiando-a pelos seus nanopostes.

Lentes planas

As lentes planas estão pelos laboratórios há algum tempo e, mais recentemente, passaram a ser cotadas até para dar cores perfeitas ao Google Glass. Embora muito promissoras, sabia-se que elas tinham espaço para melhorar sua eficiência, de forma a levar para os dispositivos miniaturizados a mesma qualidade das lentes de vidro comuns, ou hemisféricas. Foi o que fizeram Amir Arbabi e seus colegas da Universidade de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos. A nova lente, que é finíssima e minúscula, consegue focalizar a luz na faixa do infravermelho com uma precisão de 82%, dezenas de vezes mais do que os protótipos anteriores. As lentes comuns conseguem focalizar quase 100% da luz que incide sobre elas, mas 82% pode ser o suficiente para muitas aplicações onde for importante se livrar de todo o aparato adicional exigido pelas lentes hemisféricas - além do seu peso e do seu tamanho.
Como é minúscula, a lente plana focaliza sua imagem diretamente dentro de uma fibra óptica, permitindo seu uso direto em dispositivos miniaturizados.

Como a lente plana funciona

A lente plana, que é minúscula e mede apenas um micrômetro de espessura, tem sua superfície coberta por uma infinidade de nanopostes de silício, de vários tamanhos e diâmetros. Dependendo da altura e do diâmetro dos postes, a lente focaliza diferentes cores. Uma lente focaliza a luz - ou forma uma imagem - retardando a passagem da luz através de diferentes partes da lente. Nas lentes curvas de vidro, a luz demora mais para viajar através das partes mais grossas do que através das partes mais finas. Na lente plana, estes retardos são obtidos pelos nanopostes de silício, que prendem e retardam a luz por um tempo cuja duração depende do diâmetro dos postes. Distribuindo cuidadosamente postes de tamanhos diferentes sobre a superfície da lente, a luz incidente que passa por eles é guiada para formar uma frente de onda curva, resultando em uma imagem bem focada. Além da miniaturização, as lentes planas prometem abrir campos totalmente novos de aplicação. FONTE: inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=lente-plana-focaliza-luz-usando-nanopostes&id=010165150602

Nenhum comentário: