Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 11 de fevereiro de 2017

O QUE É GORDURA SATURADA, INSATURADA E TRANS

Quem nunca sentiu aquele desejo por comidas recheadas de gordura? Pois bem, essa é a situação típica no cotidiano de muitas pessoas. Uma vez que para todo lado que se olhe, há um restaurante de fastfood tentando seduzir o estômago e o cérebro de todos. Mas valer a pena mesmo resistir a essas tentações e manter a gordura dos alimentos longe da sua alimentação? “É importante ressaltar que consumo excessivo de gordura, principalmente a saturada, de origem animal ou vegetal, é um fator preponderante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Assim, torna-se necessária à diminuição dos alimentos com alto teor de gorduras saturadas e aumentar o consumo de alimentos fontes de gorduras poli-insaturadas”, afirma a especialista em Nutrição Clínica, Rita de Cássia Soares, de São Paulo. As gorduras saturadas e trans estão presentes em uma enorme quantidade de alimentos. Produtos industrializados como biscoitos, salgadinhos e sorvetes são alguns que contém. No entanto, além de muitas pessoas não saberem dos perigos trazidos por estas moléculas, ainda há o hábito de não olhar a tabela nutricional dos alimentos. E na hora da pressa para se alimentar, esse tipo de alimento é a vedete do momento, diga-se. Mas, de acordo com a nutricionista, eles devem ser evitados, assim como, a gordura das carnes, banha, pele de aves, toucinho defumado, creme de leite, manteiga, queijos gordurosos ou cremosos e alimentos ricos em colesterol como miúdos, frutos do mar e gema de ovo. “Prefira carnes e queijos magros e preparações cozidas, assadas ou grelhadas”, afirma a especialista.

Tipos de gordura

1-Gordura insaturada

Ela é líquida em temperatura ambiente. Há a monoinsaturada (com apenas uma ligação dupla entre os carbonos). É encontrada no azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, truta e salmão. O consumo máximo por dia é de 44 gramas. O efeito no corpo é ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL), os triglicérides (que em nível elevados, pode causar doenças coronarianas) e a pressão arterial.

2-Gordura saturada

É um tipo de gordura encontrada principalmente em produtos de origem animal e que em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. É encontrada nas carnes vermelhas e brancas (peles de aves), leites e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte e nata) e azeite de dendê. O consumo máximo por dia é de 22 gramas. O efeito no corpo é aumentar o colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas de coração.

3-Gordura trans

É um tipo de gordura formada por um processo químico chamado hidrogenação, no qual os óleos vegetais líquidos dão transformados em ácidos graxos do tipo trans, uma gordura sólida. É encontrada na margarina, biscoitos, batata frita, sorvete e salgadinhos de pacote. O consumo máximo por dia é de 2 gramas. O efeito no corpo é aumentar o colesterol ruim (LDL) e, ao mesmo tempo, reduzir o colesterol bom (HDL).

Alimente-se bem

Apesar de todos os malefícios que uma dieta de alto consumo de gordura pode gerar, a gordura é fundamental para a dieta humana, pois além de fornecer maior quantidade de energia, comparada com os carboidratos e à proteína, contém ácidos graxos essenciais, que não produzidos pelo organismo, mas que devem estar presentes na dieta. “A gordura além de conferir sabor aos alimentos, também auxilia no transporte e na absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K pelo intestino. Portanto, é preciso consumir alimentos fontes de gordura, mas fonte moderada. Se houver um consumo equilibrado de gorduras de boa qualidade, carboidratos, proteínas e fibras, é possível ter uma alimentação bastante saudável e nutritiva. Uma vez que o consumo excessivo de gorduras leva ao aumento do valor energético total consumido diariamente e, conseqüentemente, ao aumento de depósito de gorduras corporais, elevando o risco do aparecimento de doenças e obesidade. Para não perder o gosto pelos alimentos, é importante sempre consultar um nutricionista apara elaborar um plano alimentar personalizado, que atenda as necessidades nutricionais. Dê preferência a carboidratos integrais, retire toda a gordura aparente das carnes e aumente o consumo de frutas e legumes, além de comer a cada 3 horas, incluindo lanches saudáveis nos intervalos. fonte: mundoestranho.abril.com.br/matéria/o-que-são-gorduras-saturadas-insaturadas-e-gordura-trans

Nenhum comentário: