Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 11 de outubro de 2014

SÍFILIS TEM CURA?

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. O seu principal sintoma é uma úlcera indolor, semelhante a uma afta, na região genital. Se não for tratada, a bactéria pode espalhar-se pelo organismo e, após anos de infecção, levar a complicações graves, como acometimento do sistema nervoso central. A sífilis tem cura, mas é preciso tratá-la com antibióticos apropriados para se livrar do Treponema pallidum. O tratamento é estabelecido de acordo com a fase da doença.

Como curar a Sífilis

O antibiótico com melhores taxas de cura da sífilis é a penicilina. O tipo mais usado de penicilina é a penicilina benzatina, mais conhecida como Benzetacil. Sempre que possível, a penicilina deve ser a primeira opção de tratamento. A penicilina é tão superior aos outros antibióticos que, em alguns casos, mesmo nos pacientes alérgicos à penicilina, ela permanece sendo a primeiro escolha. É preferível submeter o paciente a uma processo de dessensibilização do que indicar outro antibiótico.

Esquema de tratamento da sífilis com penicilina

1) Sífilis primária, secundária ou latente precoce (com menos de 1 ano de infecção): Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em dose única por via intramuscular. – Pacientes alérgicos à penicilina: Doxiciclina 100 mg de 12/12 horas por via oral, por 14 dias. 2) Sífilis com mais de 1 ano, terciária ou de tempo indeterminado: Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em 3 doses por via intramuscular, com uma semana de intervalo entre cada. – Pacientes alérgicos à penicilina: Doxiciclina 100 mg de 12/12 horas por via oral, por 28 dias. 3) Neurossífilis Tratamento: Penicilina G cristalina 3 a 4 milhões de unidades a cada 4 horas por via intravenosa, por 10 a 14 dias. – Pacientes alérgicos à penicilina devem fazer tratamento de dessensibilização para poderem ser tratados com penicilina cristalina. O tratamento do paciente HIV positivo é exatamente igual ao da população em geral.

Tratamento da sífilis na gravidez

O tratamento da sífilis na gravidez é igual ao da população em geral. No caso de grávidas alérgicas à penicilina, a doxiciclina não é uma opção, pois é um antibiótico contraindicado durante a gestação.Nestes casos, o mais indicado é realizar um testes alérgicos para que a alergia à penicilina possa ser comprovada. A maioria dos pacientes que se diz alérgico à penicilina na verdade não o são. Alguns deixam de ser alérgicos com o passar dos anos, enquanto outros nunca foram, apenas interpretaram equivocadamente algum efeito colateral com os sinais de alergia. Se nos testes a paciente não apresentar sinais de alergia grave à penicilina, a gestante deve passar por um processo de dessensibilização à penicilina para que ela possa fazer o esquema completo de benzetacil.

Controle de cura da Sífilis

Após o final do tratamento, o paciente deve repetir o exame de VDRL a cada 6 meses durante 2 anos. Se o tratamento tiver levado à cura da sífilis, os valores do VDRL cairão, no mínimo, 4 titulações após os primeiros 6 meses, e continuarão caindo ao longo dos anos. Exemplos: Se o VDRL era 1/256 ele deve cair para 1/64. Se o VDRL era 1/128 ele deve cair para 1/32. Se o VDRL era 1/64 ele deve cair para 1/16. O VDRL não precisa chegar a zero para se confirmar a cura. Basta que os sintomas desapareçam e o VDRL caia de forma relevante. Os valores do FTA-ABS não servem para serem usados no controle de cura. Cerca de 15% dos pacientes tratados adequadamente não apresentam essa queda de 4 titulações do VDRL. Nestes casos, se o VDRL se mantiver acima de 1/32, um novo curso de antibiótico está indicado e uma investigação sorológica do(s) parceiros (as) é necessária. Nos pacientes com VDRL menor que 1/32 e sem sintomas, não é sugerido repetir o tratamento, a não ser que os títulos do VDRL voltem a subir. Pessoas curadas não transmitem sífilis para outras.

Pessoas curadas podem ter a doença novamente?

Se o paciente fez o tratamento correto e se curou da sífilis, não há risco da doença voltar. Porém, é importante salientar que ter tido sífilis não gera imunidade, o que significa que uma pessoa pode se contaminar com o Treponema pallidum mais de uma vez na vida. Portanto, se você teve sífilis, tratou adequadamente e se curou, mas voltou a ter relações sexuais com alguém contaminado, existe um grande risco de vocÊ voltar a ter sífilis novamente. fonte:mdsaude.com/2014/10/sifilis-tem-cura.html

Nenhum comentário: