Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

VC CONHECE A FÓRMULA DO AMOR?

Quantas vezes não ouvimos alguém dizer que saiu de um relacionamento sob a justificativa de que não havia química com um determinado parceiro ou parceira? E aquilo soava como desculpa esfarrapada. Mas não é! O relacionamento amoroso envolve uma série de reações químicas. São elas que geram reações anexas ao sentimento como as palmas das mãos suadas, o embrulho no estômago e tudo mais que produz o cenário do encontro de duas pessoas apaixonadas. Então, essa química com o parceiro é muito mais do que uma força de expressão. Ela é essencial! Essa verdadeira fórmula do amor gerou um estudo feito pela especialista em química Anne Marie Helmenstine, professora de física, biologia e química com pós-doutorado nesta última área, que listou alguns elementos bioquímicos que agem quando o amor está no ar.

Feniletilamina

Muitas vezes essa substância aparece identificada apenas como PEA (por causa de seu nome em inglês phenylethylamine). Ela é liberada de forma natural pelo cérebro. Também pode ser absorvida através de alguns alimentos como, por exemplo, o chocolate. Por ser muito parecida com uma anfetamina, age como um estimulante que causa a liberação de noreprinefrina (que também é chamada de noradrenalina) e dopamina. É um produto químico disparado quando você está apaixonado. Causa reviravoltas na cabeça. É quando o emocional toma conta e se sobrepõe ao racional.

Norepinefrina

Quando a feniletilamina faz essa substância química (que muitas vezes é citada nas publicações científicas como noradrenalina) ser lançada na corrente sanguínea, a pessoa sente imediatamente seus efeitos na forma das palmas das mãos suadas e do coração batendo mais rápido e forte.

Dopamina

A dopamina é um neurotransmissor que os cientistas acreditam estar associado com a escolha do parceiro. Uma experiência realizada pela Universidade Emory, nos Estados Unidos, com roedores chegou à conclusão de que os animais apontaram suas companhias com base na liberação de dopamina. As ratazanas fêmeas só escolhiam seus parceiros após uma dose de dopamina injetada quando já estavam na presença dos machos. Até então, elas não haviam feito a seleção do companheiro.

Oxitocina

A oxitocina é liberada a partir da dopamina. Muitos a chamam de "hormônio do aconchego". Tanto para homens quanto para mulheres, a oxitocina é produzida durante o ato o ato de tocar. No sexo feminino, essa substância ainda é liberada pelo corpo durante o parto e no período da amamentação.

Testosterona

A grande maioria das pessoas acredita que a testosterona é um hormônio exclusivamente masculino. Tremendo engano. As mulheres também são capazes de produzi-la. Os momentos de pura luxúria são os motivadores do aumento nos níveis de testosterona nos organismos de ambos os sexos.

Endorfinas

Na medida em que seu cérebro adquire uma certa tolerância aos estimulantes do amor, ele começa a liberar as endorfinas. Isso, na prática, significa o final da lua de mel. Esse período é variável de casal para casal. Pode durar algo em torno de 18 meses para alguns até um período de quatro anos para outros. Ainda que possa parecer ruim, não é de todo um desastre. As endorfinas são associadas a sentimentos de apego e conforto. Funcionam como opiáceos e servem para acalmar a ansiedade, aliviar a dor e reduzir o estresse. Também são substâncias boas, só que marcam uma fase diferente do relacionamento. fonte: casa.hsw.uol.com.br/formula-do-amor

Nenhum comentário: