Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 25 de julho de 2015

CONHEÇA 5 CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER PARA EVITAR ACIDENTES EM SEU COMPUTADOR

Os computadores são dispositivos vulneráveis que necessitam de alguns cuidados para que não sofram acidentes que possam corrompê-los, fazendo com que você perca seus dados. Pequenas ações podem ser realizadas para manter a integridade de sua máquina. Para colocar essas ações em pratica, é preciso ter em mente quais os potenciais riscos que seu computador está sujeito. Naturalmente, nem todos os acidentes podem ser evitados, no entanto, muitos deles são causados por algum descuido dos usuários ou porque realizaram alguma ação que destruiu o software ou hardware da máquina. A partir de agora você irá conferir algumas dicas preciosas que irão ajudá-lo na manutenção preventiva de seu computador, protegendo-o de perigos externos tanto no espaço físico como virtual.

1. Desconecte seu computador durante uma tempestade de relâmpagos

O recomendável é que todos os computadores sejam ligados em um filtro de linha ou um estabilizador. Estes componentes são uma alternativa barata e útil para proteger seu computador de picos de tensão elétrica. Para simplificar, uma mudança súbita e drástica na eletricidade fornecida para seu computador pode causar danos irreparáveis em componentes internos. Situações assim são comuns em tempestades de relâmpagos. Um filtro de linha, bem como nobreaks e estabilizadores, tem a função de estabilizar a energia que é transmitida para os dispositivos que estão conectados. Sendo assim, em um pico de eletricidade, estas soluções irão bloquear a tensão para que ela não seja transferida para seu computador. No entanto, como você deve imaginar, eles não são imunes a fortes tensões. Embora possam proteger com sucesso seu computador durante picos de eletricidade comuns, eles não são tão bem-sucedidos quando uma descarga de raio atinge a instalação elétrica. Se isso acontecer, seu computador estará em sérios riscos, mesmo que esteja protegido por um filtro de linha. Por isso, para não passar por apuros, é aconselhado que você retire seu computador da tomada quando raios forem frequentes.

2. Verifique vulnerabilidades no sistema de seu computador

A maioria dos vírus são escritos para o Windows porque ele é o sistema operacional mais utilizado no mundo. Usuários mal-intencionados sabem que a probabilidade de serem bem-sucedidos em máquinas vulneráveis com Windows é muito maior. Por isso, diversos atacantes utilizam vírus para introduzir softwares espiões ou até mesmo roubarem seus dados. Se você não for cuidadoso o suficiente neste aspecto, seu computador pode ser invadido a qualquer momento, ao acessar a internet. Sendo assim, é preciso manter o sistema operacional de seu PC atualizado e livre de brechas de segurança. Para conseguir isso, tire um tempo procurando por vulnerabilidades, utilizando softwares de segurança e antivírus competentes. Muitos softwares de segurança são capazes de encontrar vulnerabilidades existentes em sua máquina, além de removerem vírus que possam estar inseridos no sistema. Desconsiderar a segurança de seu computador pode trazer danos irreversíveis.

3. Mantenha seu laptop em um lugar arejado

Se você é um usuário de computadores portáteis deve ficar atento ao aquecimento térmico de suas máquinas. O superaquecimento de componentes pode derrubar o desempenho de seu notebook, além de provocar a perda de vida útil dele. Evite colocar seu notebook em locais de pouca ventilação ao acabar de utilizá-lo durante um período de tempo considerável. Ao notar que o equipamento está em uma temperatura elevada, coloque-o em um lugar arejado para o resfriamento dos componentes internos. Também é preciso tomar cuidado ao deixar sua máquina ligada ao transportá-la em uma mochila, por exemplo.

4. Não deixe o disco rígido de seu computador cair

Talvez, ao fazer uma limpeza interna em seu computador, você retire o disco rígido ou HD para limpeza. Caso faça isso, tome cuidado com a integridade de seu HD. Este hardware é responsável por todos os dados armazenados em seu computador. O disco rígido é um dispositivo mecânico que contém uma agulha responsável por ler o conteúdo armazenado em um disco similar a um CD. Caso o HD leve um impacto, a agulha ou até mesmo o disco podem ser afetados, comprometendo o desempenho ou até mesmo tornando o componente inutilizável. Também é preciso ter o mesmo cuidado com relação aos impactos em HDs externos. Se você manipula bastante o disco rígido de seu computador, é bom ter um backup dos dados para uma eventual fatalidade.

5. Não utilize softwares de limpeza de disco agressivos

Todos nós gostamos que o sistema de nossos computadores funcionem perfeitamente. É gratificante vermos que o desempenho de nossa máquina é elevado após realizarmos uma limpeza no HD, liberando bastante espaço de armazenamento. No entanto, é preciso ter bastante cuidado ao utilizar essas ferramentas. Caso elas sejam muito agressivas, você poderá perder dados preciosos que não poderão ser recuperados. É comum ouvirmos relatos de usuários que perderam algumas informações preciosas após realizarem uma limpeza de disco com um software específico. Ao utilizar um programa para remover dados inúteis, personalize a execução para que você não fique no prejuízo após a finalização da limpeza. É ótimo ter um sistema limpo, mas certifique-se de conhecer os limites antes de começar uma execução. Ao seguir as dicas acima você estará capacitado para evitar que certos acidentes aconteçam com seu computador. Não se esqueça que o melhor remédio para seu computador é a prevenção. FONTE: http://canaltech.com.br/dica/tutoriais/5-cuidados-que-voce-deve-ter-para-evitar-acidentes-em-seu-computador/#ixzz3gwwS3YcD

Nenhum comentário: