Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

domingo, 28 de maio de 2017

TOMAR IOGURTE PROTEGE OS OSSOS

Quem consome esse lácteo todo dia tem menor risco de encarar a osteoporose. Veja como escolher o melhor produto. Você sabia que a cada três segundos acontece uma fratura no mundo em decorrência da osteoporose? Pior: até a lesão dar as caras, muitas pessoas nem sabem que estão com os ossos fracos. E pode parecer coisa simples de resolver. Mas não é. Estima-se que o risco de morte por causa de uma fratura no quadril é igual ao de falecer em virtude de um câncer de mama. Pois pesquisadores irlandeses descobriram uma maneira fácil e saborosa de driblar a encrenca: investir no consumo de iogurte. A investigação contou com a participação de 4.310 pessoas com 60 anos ou mais, que responderam a questionários sobre dieta e hábitos de vida. Além disso, os cientistas mediram a densidade óssea, a deterioração das juntas e o nível de atividade física desse povo todo. Publicado no jornal científico Osteoporosis International, o trabalho revelou que, em comparação com quem nunca comia iogurte, aqueles que se deliciavam com um potinho diariamente apresentavam menor risco de osteoporose. Entre as mulheres, a probabilidade de encarar a doença era 39% menor, enquanto nos homens esse índice chegou a despencar 52%. Em comunicado divulgado pela Trinity College Dublin, na Irlanda, o pesquisador Eamon Laird, líder do estudo, disse que esse laticínio é uma fonte rica em nutrientes benéficos ao esqueleto. “Nossos dados sugerem que melhorar a ingestão desse alimento pode ser uma estratégia para manter a saúde dos ossos”, afirmou.

Como escolher o iogurte

Com pedaços de frutas, caldas, cereais, mais cremoso… Não faltam opções desse alimento no supermercado. Mas, para a nutricionista Haline Dalsgaard, do Rio de Janeiro, a melhor opção mesmo seria aquela preparada em casa, sem açúcares, adoçantes, corantes e outras substâncias químicas. Agora, se não tiver tempo – nem vontade – de ir para a cozinha, ela conta que o iogurte natural é a melhor opção. Para crianças e pessoas com baixo peso, não tem problema em oferecer a versão integral, que mantém as gorduras do alimento. Já o tipo semidesnatado pode fazer parte da rotina de quem está controlando a ingestão desse nutriente. “O iogurte desnatado, por sua vez, é indicado para pessoas acima do peso ou portadores de doenças cardiovasculares”, ensina Haline. Agora, quem tem diabete precisa ficar de olho na quantidade de carboidratos por porção – o correto é que não passe de 15 gramas. “E o teor de gordura deve ficar abaixo de 2% do valor calórico total”, informa Haline. Está acima do peso ou o coração anda ameaçado? Aí a especialista conta que o melhor é um produto com valor calórico reduzido, abaixo de 80 calorias por porção. E as gorduras totais não podem representar mais de 1% do valor calórico total. Para outras pessoas saudáveis e crianças, Haline sugere avaliar a dose de proteínas no potinho. O bacana é contar com pelo menos 4 gramas em 100 gramas do produto. “E não pode concentrar mais de 7 gramas de açúcar em uma porção”, completa. O desejável é que o teor de cálcio fique entre 170 e 200 miligramas por pote.

Para deixar mais doce

Se achar o iogurte natural difícil de engolir por causa do sabor mais azedinho, tem como adoçar sem comprometer a qualidade do produto. Segundo Haline, quem estiver dentro do peso e não for diabético pode, por exemplo, usar melado de cana, mel ou geléia de frutas. “Também dá para incluir fruta picada, granola ou aveia”, recomenda. Para quem convive com o diabete, a dica é utilizar geléias dietéticas ou bater o iogurte com metade de uma fruta. Viu como para tudo há uma solução saudável e saborosa? fonte: http://saude.abril.com.br/alimentacao/tomar-iogurte-protege-os-ossos-afirma-estudo/

Nenhum comentário: