Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ASTERÓIDE GIGANTE VAI PASSAR PELA TERRA


Um asteroide com 400 metros vai passar pela Terra hoje, mais perto do que a lua. Ele não apresenta perigo e será invisível a olho nu.
O asteroide 2005 Yu55 vai se aproximar até o máximo de 325.000 quilômetros, às 23h28. É o mais próximo que ele já esteve do planeta em 200 anos.
É também a maior rocha especial que circunda a Terra desde 1976; a próxima visita de um asteroide tão grande será em 2028.
A rocha é de cor escura, nas ondas visíveis, e quase esférica, girando lentamente a cada 20 horas enquanto corre pela nossa vizinhança, no sistema solar.
“Do nosso conhecimento, é a maior aproximação de um asteroide desse tamanho”, afirma Lance Benner, do Laboratório de Propulsão de Jatos da NASA. Mas ele deixou claro que não há chance de que a passagem seja mais do que próxima.
“2005 YU55 não pode atingir a Terra, pelo menos no intervalo de tempo que podemos computar – que se estende por várias centenas de anos”, comenta.
De fato, a passagem dá aos astrônomos a rara oportunidade de estudar o asteroide em detalhes. Dois telescópios em particular – o Observatório Goldstone na Califórnia e o Arecibo em Porto Rico – vão rastrear os ecos rádio da rocha para entender melhor do que ela é feita e qual seu formato.
Os detalhes precisos da trajetória do asteroide também vão ajudar os cientistas a prever para onde ele vai futuramente.
A NASA sugere que astrônomos amadores talvez possam enxergar um pouco do fenômeno com telescópios de 15 centímetros ou maiores.
A Terra tem vários visitantes regulares como o 2005 YU55 – sendo Apophis o mais famoso. O asteroide Apophis foi sugerido no passado como uma possível ameaça durante a sua volta aos nossos arredores, em 2029 e 2036.
Não há também, de acordo com novos cálculos, perigo no Apophis. Mas, ele vai passar ainda mais perto da Terra, no dia 13 de abril de 2029, a uma distância de apenas 29.500 quilômetros.
FONTE:BBC

Nenhum comentário: