Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

COMIDA PARA UM DIA PERFEITO

O seu dia hoje vai ser bom ou ruim? O que você coloca na boca tem muita influência sobre a resposta. A comida pode proporcionar uma energia extra, garantindo performance máxima. Mas ela também pode sabotá-lo, permitindo que o estresse se instale sem resistência. Então, pense bem: você está se alimentando para o sucesso ou para o fracasso? Para ajudá-lo nessa avaliação, vamos dar uma olhada nas suas obrigações e sugerir alimentos que vão levar você ao topo!

6h43 – Você acabou de pular da cama, precisa chegar ao escritório às 7h30. Dia de trabalho pesado à vista.

Boas Opções
PRESUNTO E OVOS
BENEFÍCIO 1: Você vai ficar satisfeito e cheio de energia A proteína vai mantê-lo saciado durante toda a manhã. Estudo da Universidade de Illinois, nos EUA, revelou que pessoas que comem mais proteína e menos carboidrato acham mais fácil manter a linha. Isso porque a proteína satisfaz e ainda aumenta a queima de calorias.

BENEFÍCIO 2: Seus vasos sanguíneos ficarão relaxados Fragmentos de proteína produzidos na digestão dos ovos previnem o estreitamento dos vasos – o que evita pressão sanguínea alta. Segundo cientistas canadenses, quanto mais quente o ovo, mais potente ele será. “O ferro e a colina contidos no alimento ainda turbinam o raciocínio”, acrescenta a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo.

Evite
PÃO E BOLACHAS SALGADAS
Muito carboidrato manda sua glicose às alturas e você se sentirá pronto para qualquer coisa. Mas não se engane: o pico provoca queda no açúcar presente no sangue e logo a fome volta. “Temos o hábito de comer pão pela manhã e não carnes e ovos”, diz a nutricionista Silvia Cozzolino, da USP.

DICA EXTRA TOME CAFÉ DA MANHÃ EM CASA,E NÃO MAIS TARDE NA RUA. Pesquisa da Universidade de Massachusetts (EUA) revelou que tomar o café da manhã fora de casa mais do que dobra suas chances de virar obeso.


7h37 – O trânsito está parado. Parece que acontece toda vez que você tem reunião com o chefe.

Boa Opção
MASCAR CHICLETE
BENEFÍCIO: Alivia o estresse. Pegue uma caixinha de chicletes. Em um estudo britânico, pessoas que mastigaram gomas de mascar enquanto faziam testes de matemática ou outras provas que exigiam concentração tiveram queda de 13% no estresse. O ato de mastigar pode levar o subconsciente a imaginar que a pessoa está em uma situação social agradável, como um almoço entre amigos, o que reduz a tensão.

Evite
CAFÉ
Dirigir carregando um copo de café não é prático e a cafeína pode provocar pico de cortisol, um hormônio do estresse. Não é o melhor a acontecer em uma situação que você não pode controlar.

9h42 – A sua lista de obrigações tediosas parece não ter fim e você está com dificuldade para cumpri-la.

Boa Opção
CHÁ DE HORTELÃ
BENEFÍCIO: Foco Cientistas do estado americano de Cincinnati descobriram que doses periódicas da bebida aumentam a concentração e a performance em testes que requerem atenção constante. A dica MH: compre uma caixinha de chá e uma garrafa térmica, prepare seu chá para tomar ao longo do dia e surpreenda seus colegas com a sua capacidade de manter o foco.

Evite
REFRIGERANTE
Estudos britânicos dizem que quem toma bebida rica em açúcar e cafeína tem mais lapsos de atenção após 80 minutos. Prefira a versão sem açúcar.

12h – É hora do almoço. Na sequência, você fará uma apresentação importante. Precisa de foco.

Boa Opção
SALMÃO GRELHADO
BENEFÍCIO: Você vai se manter vigilante. Ele contém tirosina, aminoácido que o cérebro usa para fabricar dopamina e norepinefrina – neurotransmissores que o mantêm alerta. O ômega-3 também vai ajudá-lo a domar suas tendências neuróticas.

Adicione
RÚCULA E CENOURA
BENEFÍCIO: Melhora seu humor Folhas verdes são boa fonte de folato, vitamina do complexo B usada pelo cérebro para fabricar serotonina, hormônio do bem-estar. O betacaroteno da cenoura reduz efeitos do estresse, oxidativo na memória.

Evite
DOCE
Ao comê-lo, o nível de glicose no sangue sobe rapidamente. O pâncreas produz insulina acima do normal e ela acaba retirando mais açúcar do sangue do que deveria. Aí rola a hipoglicemia, que reduz a tolerância do organismo a fatores que geram estresse.

DICA EXTRA PRESERVE SUA MASSA CINZENTA COM ESTES ALIMENTOS • Peixes gordos: quem os come três vezes por semana tem 27% menos chance de ter lesões cerebrais associadas a declínio cognitivo • Alho: aumenta o nível de serotonina no cérebro, ajudando a memória • Carne: altos níveis de vitamina B12 no sangue combatem o envelhecimento cerebral • Castanha-do-pará: rica em selênio, estimula a ação antioxidante que auxilia a função cognitiva.


14h17 – A apresentação acabou. Você esta completamente exaurido e com umas pontadas de dor de cabeça.

Boa Opção
PIMENTA-CAIENA
BENEFÍCIO: Alivia a enxaqueca Segundo reportagem da revista cientifica Alternative and Complementary Therapies, a capsaicina, presente em pimentas picantes, pode despistar os neurotransmissores que despertam a dor. Como você vai engolir a pimenta? Não e bem engolir. Adicione _ de colher (chá) de pimenta-caiena em po a 1 copo de agua quente. Depois que ela se depositar no fundo, molhe um cotonete nessa água e introduza-o levemente na narina. Pode arder um pouco, mas vale a tentativa para se livrar da dor de cabeça.

Evite
CAFÉ COM ADOÇANTE
Cafeína e aspartame são combustíveis das dores de cabeça. O excesso de café também pode gerar estresse e até prejudicar a produtividade no trabalho, de acordo com uma pesquisa encomendada por uma fábrica de água mineral francesa.

15h11 – Você esta se curando de um resfriado, precisa de algo para combater a tosse. Tem um encontro a noite.

Boa Opção
GINSENG
BENEFICIO: Melhora a imunidade Em um estudo canadense, pessoas que ginseng tiveram 56% menos resfriados recorrentes do que as que ingeriram placebo. Mais: ele da forca extratomaram 400 miligramas de extrato de ao cérebro. Cientistas britânicos descobriram que quem engoliu 200 miligramas de extrato de ginseng antes de um teste cognitivo teve resultados significativamente melhores do que quem não tomou o suplemento.

Mais Opções
KIWI, ACEROLA E LARANJA
BENEFÍCIO: Alívio dos sintomas Tem muita vitamina C. Estudos dizem que tomar 200 miligramas diários dela diminui sintomas do próximo resfriado.

DICA EXTRA TOME 1 COLHER (SOPA) CHEIA DE MEL. Cientistas da Universidade Penn State (EUA) descobriram que isso e melhor para diminuir frequência e intensidade de resfriados do que os medicamentos mais utilizados para esse fim.

17h20 – Você vai malhar. Quer fazer 20 minutos de exercício aeróbico e um circuito com peso.

Boas Opções
1/2 MAÇÃ E 1 EXPRESSO
BENEFICIO: 1 Dá energia para malhar.
A dupla tem poucas calorias, você não se sentirá estufado. E a maçã, com boa quantidade de carboidrato, vai dar a você mais gás para o treino na academia. “Tomar 50 mililitros de café meia hora antes de suar a camisa auxilia na queima de gordura”, diz a nutricionista Vanderli. Não malhe de barriga vazia para não queimar tecido muscular junto a gordura.

BENEFÍCIO 2: Combustível para os músculos pós-malhação.Segundo pesquisadores australianos, ciclistas que combinam carboidratos e cafeína apos o treino tem 66% mais glicogênio muscular do que os que ingerem apenas carboidratos.


20h50 – Você já pegou sua parceira e vocês acabaram de se sentar para jantar. Hora de fazer o pedido.

Boa Opção
VINHO
BENEFÍCIO: Vai deixar você relaxado Um copo da bebida vai ajudar a diminuir o estresse. Uma equipe da Universidade de Toronto (Canadá) descobriu que 1 taça relaxa os vasos sanguíneos, mas a segunda começa a reverter esse efeito. Então coloque limite. Mais: os vinhos tintos tem reverastrol, antioxidante ligado a inúmeros benefícios – de prevenção do câncer a proteção contra problemas do coração. Um tipo lotado da substância e o pinot noir. Para quem não esta a fim de álcool, o suco de uva orgânico oferece os mesmos benefícios, garante a nutricionista Vanderli Marchiori.

Evite
UÍSQUE
Um estudo americano revelou que pessoas com problemas ligados a álcool tem o dobro de chance de ficar com o cabelo grisalho prematuramente. A longo prazo, os abusos aceleram o envelhecimento e diminuem os melanócitos, células que pigmentam os fios.

Boa Opção
FILÉ DE CARNE OU OSTRAS
BENEFÍCIO: Dá um gás na libido A proteína aumenta as taxas de substâncias que despertam o desejo. A carne contém zinco, que mantém os níveis de testosterona equilibrados. Já as duas formas de aminoácidos das ostras foram relacionadas em pesquisas a produção de testosterona em ratos. Acredite no efeito sugestivo.

Evite
CHOCOLATE BRANCO
Ele não tem cacau sólido, o que provoca carência de metilxantinas. Esses estimulantes fazem com que você se sinta mais alerta.

DICA EXTRA CHOCOLATE AMARGO É A BOA PARA AS PRELIMINARES. A mulher fica mais estimulada se comer um pedacinho antes de beijar, segundo pesquisadores britânicos: o alimento eleva os batimentos cardíacos. Exames que monitoram ondas cerebrais revelaram que ele vai deixá-la mais alerta. Opte pela versão com 60% de cacau.

23h20 – Você já esta em casa. Foi um longo dia, mas você não consegue adormecer porque o seu cérebro esta a mil.

Boa Opção
BANANA COM MEL
BENEFÍCIO: Induz ao sono Os carboidratos da fruta aumentam a fabricação de serotonina no cérebro, um neurotransmissor que ajuda você a pegar no sono. “Uma banana aquecida com 1 colher (chá) de mel contém grande quantidade de triptofano, substância precursora da serotonina, o hormônio do bem-estar”, diz Vanderli Marchiori.

Evite
CHÁ VERDE
Bebidas ricas em xantinas (cafeína e teobromina), como café, mate ou chá verde, podem interferir no sono: essas substâncias excitam o sistema nervoso.

FONTE:Menshealth

Nenhum comentário: