Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SOB CONTROLE


MEMORIZE:
HDL = bom; LDL = mau. Peça a seu médico para examinar seu perfil lipídico. Medições perigosas: HDL menor que 40 mg/dl e LDL maior que 130 mg/dl. Seu primeiro exame pode ser feito aos 30 anos, caso não existam fatores de risco em seu histórico, como infartos na família, obesidade, fumo.

DICAS:
DESPERTE LEGAL
Quem investe no café da manhã tem 50% menos chances de apresentar um “sobe e desce” nos níveis de açúcar no sangue. Aposte em cereais fontes de fibras, pois impedem que o colesterol se fixe nas paredes das artérias. Escola de Medicina de Harvard (Estados Unidos).

COMA MAIS
Quem faz seis pequenas refeições por dia apresenta taxas de colesterol 5% menores do que aqueles que apostam em apenas duas grandes refeições. British Medical Journal (Inglaterra).

ALIMENTOS DO BEM:
PÃO DE AVEIA
Vantagens: “De todos os cereais, esse é o mais repleto de fibras”, diz Valeria Goular, nutróloga de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Nutrologia. Uma delas, chamada betaglucano, reduz o colesterol ruim (LDL) e o risco de doenças cardíacas. Aveia tem ainda bastante proteína, minerais e vitamina, principalmente do complexo B.

A hora do lanche: no meio da tarde. Aveia mata a fome e sacia por um bom tempo.

AZEITONA
Possui ômega-3, gordura insaturada que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) – isso diminui riscos de doenças cardiovasculares. “Azeitona também é farta em antioxidantes, contribui com a saciedade e o funcionamento do intestino”, explica Valéria Goulart, médica e membro da Associação Brasileira de Nutrologia. Mais: o fruto carrega vitaminas A, D, K, E e fitosteróis, que inibem o envelhecimento celular.

QUEIJO
Nunca é demais lembrar sobre os benefícios que esse derivado do leite faz pela sua saúde: a proteína ajuda no ganho de massa, o cálcio protege os ossos e o CLA (ácido linoléico conjugado) inibe a formação de gordura e estimula sua absorção como fonte de energia. E o queijo gordo? E o colesterol? Veja só isto: cientistas dinamarqueses descobriram numa pesquisa que homens que consumiram o equivalente a 300 gramas de queijo gordo num mesmo dia, fracionados em 10 porções iguais, não tiveram aumento no LDL, o colesterol ruim.

MANTEIGA
Aqui vão boas-novas. “O temor da saúde acerca das gorduras saturadas e do colesterol foi dissipado”, diz Walter Willet, presidente do setor de nutrição da Universidade de Harvard (EUA). Uma resenha publicada no periódico American Journal of Clinical Nutrition não apontou evidência conclusiva de que a gordura saturada esteja associada ao aumento do risco de doenças coronárias, derrames ou complicações cardiovasculares. Segundo artigos no European Journal of Nutrition, uma dieta alta em gordura de laticínios como a manteiga pode aumentar os níveis do colesterol LDL (considerado ruim), mas não tem efeito nos níveis potencialmente prejudiciais do colesterol LDL – descobertas apontam que o LDL não é uma coisa só; existem quatro tipos principais dessa lipoproteína, cada uma tem relações próprias com problemas cardíacos (Ver Seu Coração a Salvo, pág. 88). Portanto, o consumo moderado de manteiga está liberado. Ela é fonte de ácido linoleico conjugado, um nutriente que ajuda no combate ao câncer, de acordo com cientistas da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.

Em suma: a manteiga e outras gorduras naturais não hidrogenadas não são tão ruins quanto os nutricionistas achavam que fossem. Mas há uma

ABACATE
Vantagem: possui gordura monoinsaturada, que diminui o colesterol.

Fonte:Menshealth

Nenhum comentário: