Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

domingo, 1 de março de 2015

BEBER ÁGUA PODE AJUDAR O CÉREBRO?

Um novo estudo sugere que beber água pode ajudar a melhorar o desempenho mental, pelo menos em certos tipos de testes. Na pesquisa, participantes que consumiram cerca de 3 xícaras de água (775 mililitros) antes de fazer uma bateria de testes cognitivos tiveram melhor desempenho em uma avaliação que mediu o tempo de reação das pessoas, em comparação com aqueles que não beberam água. Nos demais testes, nenhuma diferença foi vista.

A pesquisa

34 adultos foram convidados a abster-se de comida ou bebida a partir das 21:00, e ir a um laboratório no dia seguinte para fazer alguns testes. Os participantes visitaram o laboratório duas vezes: em uma ocasião, os cientistas ofereceram-lhes uma barra de cereal e água, e em outro dia, apenas uma barra de cereais. Para o teste de reação, os participantes tinham que pressionar um botão assim que viam um objeto na tela do computador. Os tempos de reação dos que tinham bebido água foram 14% mais rápidos do que do grupo sem água. O consumo de água não afetou significativamente o desempenho em outros testes de cognição, como memória de palavras.

Ajuda ou não ajuda?

Os pesquisadores especulam que a sensação de sede pode tirar um pouco da atenção do trabalho em mãos, e, assim, prejudicar o tempo de resposta das pessoas. Os resultados sugerem que matar a sede “libera recursos de atenção” para que as pessoas se saiam melhor em tarefas que exigem concentração. No entanto, o consumo de água nem sempre pode melhorar a cognição. Em um teste em separado de aprendizagem de regras, os participantes se saíram melhor quando não tinham bebido água antes. Pesquisas futuras devem tentar explicar por que a água potável parece ter efeitos benéficos em alguns casos, mas negativos em outros. “Pode ser que os processos fisiológicos [de beber ou não beber água] afetam o desempenho em tarefas diferentes de formas diferentes”, disse a pesquisadora Caroline Edmonds, da Universidade de East London, na Inglaterra. “Sede pode levar a um melhor desempenho em algumas tarefas porque o hormônio vasopressina, que ativa a resposta de sede, também tem sido associado à atenção e excitação”. Estudos anteriores em adultos sugerem que a desidratação pode diminuir o desempenho mental, e estudos em crianças têm sugerido que o consumo de água pode melhorar a memória. fonte: livescience.com/38212-drinking-water-mental-performance.html

Nenhum comentário: