Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 28 de março de 2015

ENTENDA O QUE É NEUTROPENIA

A neutropenia acontece quando as células do sangue, chamadas de neutrófilos, estão em pequena quantidade no organismo, menos de 1500/mm3. Por isso, como o corpo tem pequena quantidade das principais células de defesa está enfraquecido e mais facilmente aparecem infecções. O risco de aparecer infeções está relacionado com o número de neutrófilos, por isso, na: - Neutropenia leve: os neutrófilos estão entre 1000 a 1500 e o risco de infecção é mínimo. - Neutropenia moderada: os neutrófilos estão entre 500 a 1000 e o risco de infecção é moderado. - Neutropenia grave: os neutrófilos estão em quantidade inferior a 500 e existe um elevado risco de infecção. Além disso, pode também ocorrer neutropenia cíclica, que acontece várias vezes em pouco tempo, como, por exemplo, a cada 21 dias, por isso, o acompanhamento médico é fundamental.

Neutropenia febril

A neutropenia febril aparece quando além do paciente ter uma quantidade de neutrófilos inferior a 500, a sua temperatura é superior a 38 °C. Por isso, o tratamento para neutropenia febril envolve tomar remédios para baixar a febre, antibióticos por via oral ou pela veia, de acordo com o que o médico indicar para controlar a infecção e injeções com fatores de crescimento dos neutrófilos, para combater a neutropenia. Além disso, pode também ser necessário adicionar um segundo antibiótico ao tratamento e se o paciente continuar com febre após 5 dias, pode-se utilizar também um antifúngico.

Causas

Geralmente, as causas da neutropenia estão relacionadas com câncer, tuberculose, agranulocitose genética infantil, infecções bacterianas, tratamentos com certos medicamentos e deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico, por exemplo. Além disso, os neutrófilos podem também diminuir devido a uma dificuldade da medula óssea em produzir essas células e até por ocorrer destruição dessas células na circulação sanguínea. fonte: tuasaude.com/neutropenia/

Nenhum comentário: