Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

domingo, 15 de março de 2015

ENTENDA COMO ACONTECE A INFECÇÃO URINÁRIA

Trata-se de uma patologia que afeta qualquer parte do aparelho urinário, desde os rins, a bexiga, até a uretra. É decorrente da presença de agentes infecciosos em alguma parte do sistema urinário, sendo que quando afeta os rins, recebe o nome de pielonefrite; quando acomete a bexiga, é chamada de cistite; quando atinge a uretra, recebe o nome de uretrite. A bactéria que habitualmente é responsável pelas infecções urinárias é a Escherichia coli, que compõe a flora intestinal normal dos seres humanos. Embora possa afetar indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, é mais comumente observada em mulheres. Todavia, essa relação é invertida durante o primeiro ano de vida, quando esta patologia é mais comum em meninos. A infecção urinária afeta mulheres com maior frequência devido a fatores anatômicos, uma vez que a uretra desemboca próximo à entrada da vagina, local onde a flora bacteriana é abundante. Outro ponto que auxilia na ocorrência desse tipo de infecção é o hábito de higiene após defecar ou urinar, levando o papel higiênico na direção ânus-vagina, facilitando a migração de bactérias intestinais até a vulva. Além disso, a uretra feminina é muito mais curta quando comparada com a masculina, facilitando o caminho desses microrganismos até a bexiga. A estase urinária também é um fator importante no desenvolvimento de infecções urinárias, já que a urina estagnada contribui com a proliferação bacteriana. Outros fatores que colaboram para o aparecimento de infecções urinárias são: - Gravidez, pois nessa época da vida da mulher, há uma diminuição da defesa do organismo da mesma, bem como aumento do hormônio progesterona, que causa um relaxamento maior da bexiga, favorecendo a estase urinária; - Diabetes; - Climatério; - Obstrução urinária, quando algum fator está impedindo o fluxo urinário; - Inserção de corpos estranhos na uretra, pois estes podem carregar bactérias para o interior do trato urinário; - Moléstias neurológicas, pois estas podem interferir no esvaziamento da bexiga; - Doenças sexualmente transmissíveis; - Infecções ginecológicas.

Sintomas:

Dentre as manifestações clínicas observadas em infecções do trato urinário estão: - Dor e ardência ao urinar; - Dificuldade para iniciar a micção; - Urgência miccional; - Vontade de urinar diversas vezes ao dia e em pequenas quantidades; - Urina com mau odor e coloração alterada; - Hematúria (urina com sangue) em certos casos. Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, calafrios, dor lombar, náuseas e êmese.

Diagnóstico

É feito com base no quadro clínico apresentado pelo paciente, juntamente com exame de urina, o qual pode evidenciar a presença de bactérias na urina e também outros sinais que auxiliam no diagnóstico. A urocultura também costuma ser solicitada, sendo que esta ajuda na identificação da bactéria causadora da infecção. Em alguns pacientes, especialmente crianças e indivíduos com histórico de infecção urinária, se faz necessária a realização de exames de imagem, como a ultra-sonografia e radiografias com contraste das vias urinárias, entre outros. Estes exames auxiliam na evidenciação de defeitos congênitos que favorecem o desenvolvimento deste tipo de infecção.

Tratamento

É feito por meio do uso de antibióticos, sendo este normalmente escolhido de acordo com o resultado da urocultura. A duração do tratamento varia de acordo com o tipo de infecção urinária e o antibiótico de escolha. É de extrema importância que o tratamento seja realizado por completo, de acordo com a prescrição do médico, para evitar recidivas.

Prevenção

É feita através da adoção de algumas medidas: - Ingestão de bastante líquido ao longo do dia; - Evitar reter urina, devendo urinar sempre que sentir necessidade; - Praticar relações sexuais com proteção; - Urinar após as relações sexuais; - Não utilizar antibióticos indiscriminadamente. Para as mulheres, outros cuidados também devem ser tomados, como: - Limpar-se sempre de frente para trás, após utilizar o toalete; - Lavar a região perianal depois de evacuar; - Evitar o uso por longos períodos de absorvente íntimo; - Evitar o uso constante de roupas íntimas de tecido sintético. FONTE: megaarquivo.com/2015/03/11/11-191-medicina-a-infeccao-urinaria

Nenhum comentário: