Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 13 de agosto de 2011

Fumar de manhã está ligado ao maior risco de desenvolver cânceres de pulmão, garganta e pescoço

Siga meu raciocínio: quem fuma mais rápido logo após acordar, é provavelmente o mais viciado em cigarros; os fumantes mais viciados provavelmente são os que fumam mais, e, portanto, têm maior risco de câncer. Certo?

Certo, segundo dois estudos cujo pesquisador Joshua Muscat foi o principal autor. O primeiro estudo pesquisou 4.776 fumantes com câncer de pulmão e 2.835 fumantes sem câncer de pulmão (7.611 fumantes no total).

Ele descobriu que aqueles que fumavam dentro de meia hora após acordar eram 80% mais propensos a ter câncer de pulmão do que aqueles que esperavam uma hora. Aqueles que esperavam entre 30 e 60 minutos eram 30% mais propensos a desenvolver o câncer do que aqueles que esperavam uma hora inteira.

O segundo estudo foi semelhante e tratou de câncer de pescoço e garganta. Aqueles que fumavam dentro de 30 minutos depois de acordar eram 60% mais propensos, e aqueles que fumavam dentro de 31 a 60 minutos eram 40% mais propensos a desenvolver esses tipos de câncer do que aqueles esperavam mais de uma hora.

“Estes fumantes têm níveis mais elevados de nicotina e, possivelmente, outras toxinas do tabaco em seu corpo. Eles podem ser mais viciados do que os fumantes que se abstém de fumar por meia hora ou mais”, disse o Dr. Joshua Muscat, sugerindo uma possível ligação entre o nível do vício e a rapidez com que alguém fuma pela manhã.

Ao identificar um subgrupo de alto risco dentro dos fumantes, os médicos têm um alvo novo para focar seus melhores esforços na cessação do tabagismo.

Fonte:DailyTech

Nenhum comentário: