Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

domingo, 7 de agosto de 2011

Guia da Alimentação Saudável

Não é preciso fazer dieta nem abrir mão de comer o que gosta. Com quatro passos simples, você pode cozinhar melhor e dar um up no visual.

Lição 1 – COMA VEGETAIS SEM REGULAR A QUANTIDADE

Embora apenas 20% das pessoas comam as 5 porções diárias de vegetais e frutas recomendadas, esses alimentos deveriam ser o centro da dieta. Assim, se a relação carne/hortifrúti da sua alimentação for de 70 para 30, chegou a hora de mudar o cardápio. O ideal é apostar na diversidade para aumentar a ingestão. Veja algumas sugestões: saladas, frutas, vegetais refogados ou crus com 1 fio de azeite de oliva. Aqui mostramos uma forma de consumir algumas porções, inspirada na clássica salada caprese de mussarela e tomate.

Lição 2 – TRATE A CARNE COMO DECORAÇÃO

Ninguém está sugerindo que você vire vegetariano, mas é importante saber que a carne não precisa sempre ser a estrela do prato. Algumas das culinárias mais famosas – a chinesa, a japonesa e a italiana, por exemplo – tratam a carne mais como enfeite do que como base, usando-a para dar sabor aos pratos e não para defini-los. Acrescentar alguns gramas de frango ou bife grelhado a saladas, massas ou vegetais salteados equilibra um belo jantar.

Lição 3 – SEJA INDULGENTE DE MANEIRA ESPERTA

Comer bem significa, além de outras coisas, escolher alimentos de que você realmente gosta. Não, não estamos mandando você encher o prato de doce. Por sorte, muitos dos doces mais saborosos são os que mais nos fazem bem. Um ótimo exemplo: um sorbet de frutas feito em dez minutos.

Lição 4 – APRECIE AS LEGUMINOSAS

Pense no feijão como um substituto da carne: ele contém muita proteína e é repleto de fibras e antioxidantes. Experimente também incrementar a salada com grão-de-bico ou lentilhas, ou misturar feijão branco a uma massa. A dica: leguminosas vão bem com sabores fortes, como você verá neste ensopado, de inspiração indiana.

fonte: men'shealth

Nenhum comentário: