Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 13 de agosto de 2011

Infecção bacteriana rara pode ser adquirida através de tatuagens

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano (CDC, na sigla em inglês) descobriu que uma infecção bacteriana rara, mas difícil de tratar, que normalmente atinge pessoas com comprometimento do sistema imunológico está aparecendo em indivíduos saudáveis com tatuagens.

Na área de Seattle, EUA, dois casos de infecções de pele causadas pela bactéria, chamada Mycobacterium haemophilum, ocorreram em indivíduos que fizeram tatuagens.

Estas bactérias são da mesma família das que causam tuberculose e lepra. Sintomas da infecção incluem pequenas saliências no local da infecção, além de vermelhidão, inchaço, dor, etc. A infecção não responde a tratamentos com antibióticos tradicionais, e mesmo com os medicamentos certos, pode demorar meses para curar.

Segundo cientistas, devido à raridade das infecções, os fãs de tatuagem não devem se preocupar demais. Ainda assim, os pesquisadores querem aumentar a consciência destas infecções para que os médicos saibam o que procurar.

“Os médicos devem considerar esta bactéria como uma causa potencial de infecções de pele em pessoas que fizeram recentemente uma tatuagem”, disse Meagan Kay, do CDC.

Por exemplo, o caso de um homem de 44 anos que desenvolveu uma erupção cutânea e pequenas protuberâncias em seu braço logo depois de fazer uma tatuagem. As lesões permaneceram por semanas após o tratamento com vários antibióticos.

Não foi até meses depois que os pesquisadores descobriram que o homem estava infectado com Mycobacterium haemophilum. Os médicos, em seguida, o trataram com três antibióticos diferentes simultaneamente, mas a infecção ainda levou cerca de seis meses para cicatrizar.

Um segundo caso também suspeito, mas não confirmado, veio do mesmo estúdio de tatuagem. O segundo paciente tinha sintomas semelhantes ao de 44 anos. O estúdio de tatuagem foi investigado, e descobriu-se que ele atendia as questões de segurança e as normas de saneamento do Estado de Washington.

Porém, água da torneira foi utilizada para diluir a tinta da tatuagem, e essa pode ter sido a fonte das bactérias. Segundo o CDC, apesar de que usar água da torneira não é contra as normas, eles recomendam que os tatuadores usem água destilada ou estéril em todos os momentos.

“Não está claro por que essas duas pessoas desenvolveram infecções de Mycobacterium haemophilum, apesar de terem sistemas imunológicos saudáveis, mas pode ser porque a tatuagem ‘rompe’ a pele, que normalmente é uma barreira à infecção”, afirma Kay.

Fonte:Hypescience

Nenhum comentário: