Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

domingo, 6 de setembro de 2015

CÁSEOS AMIGDALIANOS: O QUE SÃO E COMO PREVENI-LOS

Frequentemente podemos ser acometidos pelos cáseos que se formam nas reentrâncias das amígdalas. O caseum ou cáseos são bolinhas amarelas, ou brancas, com mau cheiro, que se formam nas amígdalas devido ao acúmulo de restos de alimentos, saliva e outras células, que podem sair facilmente através da tosse ou espirro. Os cáseos amigdalianos são uma massa viscosa e amarelada, de odor desagradável, que surge nas amígdalas. Segundo o otorrinolaringologista Fayez Bahmad, essas formações, conhecidas como pedras nas amígdalas, surgem a partir de restos epiteliais e alimentares que se alojam nas criptas amigdalianas. Com o tempo, tendem a endurecer e causar desconforto, o que justifica serem chamadas de pedras. Diminuição do fluxo salivar, respiração bucal e hábitos que irritam a região, como fumar, beber álcool e consumir alimentos muito quentes, podem facilitar o surgimento dos cáseos. No entanto, Fayez explica que o principal motivo é a hipertrofia das amígdalas. “Pessoas com amígdalas muito grandes têm predisposição a esse acúmulo de restos nas criptas (reentrâncias), que, após algumas semanas, resultam em cáseos”, afirma. A formação constante de cáseos costuma configurar um diagnóstico de amigdalite crônica caseosa. Nesses casos, é possível que as amígdalas precisem ser removidas.

O que são cáseos?

São massas brancas ou amareladas semelhante a bolinhas de queijo. Por isso o nome derivado do latim “caseum”, que significa queijo. Se localizam nas criptas ou orifícios das amígdalas e podem ser expelidos durante a tosse ou espirros. Pode ocorrer em qualquer idade mesmo em pessoas que nunca apresentaram antes.

Do que são formados?

São formados por células epiteliais descamadas da mucosa oral, proteínas salivares e restos alimentares. Pesquisa recente da Universidade de Michigan, liderada por Walter Loesche, concluiu que o substrato (alimento) necessário para a formação dos cáseos é a matéria em decomposição localizada na parte posterior da língua. Neste local encontram-se proteínas celulares da descamação da boca e do muco que desce dos seios da face (secreção nasal posterior). O uso de descongestionantes pode facilitar o aparecimento de cáseos.

Qual a relação da halitose com a amigdalite caseosa?

As bactérias anaeróbias proteolíticas digerem essas proteínas (produtos relatados acima) e liberam compostos sulfurados voláteis (ricos em enxofre) responsáveis pelo mau hálito.

Tratamento

Aumentar a ingestão de água para 2 litros diários. Dieta saudável, higiene oral rigorosa (fio dental, escovação dos dentes e língua) e gargarejos desde o mais simples com água morna e sal até bochechos à base de cloro. O tratamento para cáseos, que são bolinhas amarelas ou esbranquiçadas que se formam nas amígdalas, geralmente não é necessário, sendo apenas importante que se mantenha uma higiene bucal adequada. Porém, quando os caseos amigdalianos causam sintomas como mau hálito, garganta inflamada ou dificuldade para engolir é recomendado iniciar o tratamento caseiro para caseos com: - Gargarejos com 1 copo de água morna e 1 colher (de sopa) de sal, após comer; - Gargarejos com enxaguantes bucais como Listerine, Tantum ou Halitus após lavar os dentes. Já nos casos mais graves, em que estes tratamentos não aliviam os sintomas, é aconselhado consultar um otorrinolaringologista para fazer o tratamento com remédios para cáseos, como Ibuprofeno, ou antibióticos como Amoxicilina, por exemplo.

Tratamento cirúrgico para cáseos

A cirurgia para cáseos na garganta só é utilizada em poucos casos quando os remédios não são capazes de combater o surgimento dos cáseos ou quando existe o desenvolvimento constante de amigdalites. Nesses casos, a cirurgia utilizada é a amigdalectomia, que consiste em retirar ambas as amígdalas. O pós operatório nem sempre é fácil, pois os pacientes podem permanecer com muitas dores de garganta e ouvido durante vários dias. O uso de remédios para aliviar a dor como paracetamol ou aspirina está recomendado para aliviar o desconforto. Outra opção é o uso de laser para remover caseos, pois fecha as cavidades amigdalinas, que são furinhos presentes nas amígdalas, impedindo a formação e acumulo das bolinhas amarelas na garganta.

Sinais de melhora

Os sinais de melhor do caseum podem demorar até 3 dias para surgir e incluem diminuição do número de bolinhas na garganta e redução do mau hálito.

Sinais de piora

Os sinais de piora do cáseo são mais frequentes em pacientes que não fazem o tratamento ou que não apresentam boa higiene bucal e incluem dores de garganta, dificuldade para engolir e febre acima de 38 °C, devido ao surgimento frequente de amigdalites. FONTES: por Ailim Cabral / Saúde / Revista do Correio / por Maria Olímpia / Hálito Cleam – a clínica do hálito / Dr. Arthur Frazão / Tua Saúde // lersaude.com.br/caseos-amigdalianos-saiba-como-prevenir-as-desagradaveis-pedrinhas-que-se-acumulam-na-garganta/

Nenhum comentário: