Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

CONHEÇA 3 DICAS PARA CONSTRUIR GRÁFICOS NO EXCEL DE FORMA SIMPLES

Apresentar resultados de planilhas graficamente é a maneira ideal de visualizá-los. Mas há que torne isso um martírio. Já vi inúmeras pessoas utilizando o Excel de diversas maneiras – a maior parte bem complicada, aliás - para realizar construir e lidar com gráficos. Neste breve tutorial, você vai conhecer três dicas que tornarão a construção, inclusão de variáveis e até a apresentação dos dados extremamente simples em comparação aos chamados métodos tradicionais. Tais sugestões são apenas algumas das muitas facilidades que o aplicativo de planilhas do Office oferece e que nem sempre estão documentadas. Experimentar ações que funcionam no Word, por exemplo, pode levar a resultados interessantes no PowerPoint ou Excel. Sugerimos experimentar sempre!

Crie gráficos rapidamente

A imagem abaixo mostra uma planilha simples, com informações de vendas. Vamos supor que se deseje criar um gráfico a partir das datas e da receita. A forma mais fácil de fazer isso é marcar o intervalo de dados desejados (em nosso caso, tudo que está compreendido entre as células A3 e B13) e, em seguida, clicar em . Exatamente isso, apenas a tecla de função . O resultado? Um gráfico simples, construído a partir das configurações padrão do Excel (que você pode alterar, se quiser).

Inserir dados

Muitas vezes, após um gráfico já construído, lembramos que é necessário inclui uma informação adicional ou então constatamos que uma determinada nova variável vai ajudar na compreensão das informações apresentadas. Muitos usuários do Excel voltam à tabela original, selecionam as novas séries de dados e repetem todo o processo realizado anteriormente para construir o gráfico, tarefa mais que ingrata. Mas há uma forma bem mais simples de fazer isso, usando um recurso disponível em todos os aplicativos do pacote da Microsoft: o - e -. Veja como isso funciona. Vá até a planilha de dados e selecione o novo intervalo, no nosso caso, os dados entre as células C3 e C13, as informações referentes a despesas, e copie (-):
Agora, vá até o gráfico, clique dentro dele (em qualquer lugar dentro da área do gráfico) e clique em -. Pronto, a nova seqüência já foi incluída, inclusive com o rótulo dos dados:

Despolua o seu gráfico

No exemplo a seguir, temos um gráfico que mostra as 20 maiores cidades do Brasil em número de habitantes. Como os valores são muito elevados, o gráfico fica poluído, o que torna a sua leitura e compreensão mais difícil.
Como a maior parte da série de dados está na casa do milhão, os usuários normalmente dividem os valores dentro do Excel para que também sejam mostrados nessa unidade de grandeza no gráfico. A forma mais simples de chegar ao mesmo resultado consiste em dar um duplo clique no eixo dos valores (em nosso exemplo, o horizontal). Na aba Escala, onde aparece Exibir Unidades, selecione a opção Milhões e dê OK.
Em seguida, dê um duplo clique nos rótulos de dados (os valores que aparecem junto das barras), vá à aba Número e configure para uma casa decimal:
Agora, nosso gráfico ficará assim:
fonte:http://pcworld.com.br/dicas/2008/07/17/tres-dicas-para-construir-graficos-no-excel-de-forma-bem-simples/

Nenhum comentário: