Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Engravidar: O que acontece ao corpo da mulher?

Engravidar: O que acontece ao corpo da mulher?
A saga do parto de um bebê sempre começa na atração sexual entre os seus pais.
A atração sexual vai além do que vemos e depende muito do que cheiramos. O olfato desenvolve um grande papel para na busca pelo amor. O segredo do amor também está no nariz, pois ele fazem mais do que apenas reconhecer os cheiros do ambiente, eles detectam a compatibilidade genética conosco através dos feromônios, que carregam informações detalhadas sobre nossos genes, saúde e capacidade de resistir à doenças. Assim nosso nariz nos ajuda e escolhermos os melhores parceiros.
Paixão é também química: Uma descarga de adrenalina ocorre quando vermos o ser amado e faz o coração bater acelerado e a pupila dilata. Mais tarde a dopamina, um neurotransmissor que faz sentir bem estar, leva a euforia. A dependência a estes componentes químicos nos faz querer ficar mais tempo perto da pessoa amada. Tempos depois queremos algo mais duradouro. Casamento, filhos…
Um bom relacionamento existirá apenas se a química (entre outros fatores) for favorável.
O sexo causa encantamento e reforça a relação. É liberado o hormônio oxitocina, que aumenta a afetividade e os laços entre o casal. Ele é importante também para a sobrevivência do feto e na produção do leite materno.
COMO ENGRAVIDAR
O óvulo é a maior célula humana. Todo o mês ele é eliminado, mas apenas um ou outro dão origem a um bebê.
Já o espermatozóide é a menor célula humana. São inseridos 300 milhões deles na vagina em cada ejaculação. Sua tarefa não é fácil e eles têm que sobreviver às condições hostis ácidas da vagina que destroem milhões de espermas. Muitos morrem antes de chegar ao colo do útero, e os que sobrevivem são beneficiados por suaves contrações musculares. Apenas uns poucos milhões chegam perto do óvulo e um único esperma o fertiliza: o mais preparado e saudável. A sobrevivência do esperma mais forte e mais apto é a seleção natural em sua essência.
Por fora a gravidez é inicialmente imperceptível. Uma única célula em 40 semanas se transforma em um bebê.
Para muitas mulheres o primeiro sinal da gravidez é o enjôo. Não se sabe ao certo a sua função, mas ele pode ser uma proteção para o bebe contra certos alimentos que a mão pode ingerir ou uma reação imunológica do corpo da mãe que identifica o bebe como um parasita.
Através de uma membrana a mãe passa os nutrientes para o seu bebê. Ele ganha mais de 850g em 10 semanas. O útero aumenta muito para poder abrigar o feto. O corpo materno tem que se reorganizar para poder abrigar o feto em crescimento. Os órgãos são rearranjados, eles ficam apertados nas costas ou pressionados contra o tórax. Eles também têm que trabalhar em dobro como os pulmões e coração.
Os músculos das costas relaxam e se curvam. O estomago gira e é esmagado. A mãe consegue comer pouco a cada vez, mesmo que o bebê esteja exigindo dela muito mais nutrientes do que antes.
Depois de 9 meses um bebê de mais de três quilos vai ser expulso. A musculatura pélvica relaxa e o corpo o bebê gira para passar pelos ossos da bacia da mãe.
Criar filhos exige grande esforço físico e emocional e a vida muda para sempre. A juventude ficou para trás e o corpo entra em uma nova fase de mudanças.
Dicas para engravidar
Para engravidar a mulher obviamente deve estar no período fértil. O período fértil são aqueles dias do mês que pode ocorrer gravidez em caso de relação sexual sem camisinha ou pilula anticoncepcional. Para descobrir se período fértil chegou:
Verifique se você está com maior umidade na vagina. O muco vaginal fica mais espesso e com consistência similar à clara de ovo comumente no quarto dia depois da ovulação.
Para calcular o período fértil mulher conte 14 dias da desde o início de seu último ciclo menstrual. Deste ponto conclua que você estará ovulando entre dois dias antes e dois dias depois desta data.
Algumas mulheres sentem dor no ovário que está ovulando, ela pode ocorrer mais para a direita ou esquerda na parte de baixo da barriga que fica logo acima dos pelos do púbis.
Para ter certeza que está ovulando compre na farmácia um teste de ovulação e, em caso positivo, corra para cama com o seu companheiro.
POSIÇÃO PARA ENGRAVIDAR
Não há certeza sobre a melhor posição para engravidar. Mas os especialistas indicam que não devem ser usadas posições sexuais que desafiem a gravidade, portanto a mulher não deve fazer sexo sentada, de pé ou por cima do parceiro. A posição “papai e mamãe” é considerada a melhor para engravidar, pois expõe o colo do útero da mulher a uma penetração mais profunda.

Nenhum comentário: