Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

sexta-feira, 3 de abril de 2009

FEBRES HEMORRÁGICAS VIRAIS

São síndromes infecciosas causadas por numerosa variedade de vírus e, caracterizadas por danos ao sistema vascular, que podem levar a sangramentos de órgãos.Muitas delas têm sintomas iniciais semelhantes, com febre, náusea, dores de cabeça, de garganta e musculares, além de cansaço. Entretanto, nem todas as febres hemorrágicas são fatais. E, alguns tipos levam a falência renal.
Infelizmente, não há tratamento específico. São administrados medicamentos apenas tratar os sintomas.
O contágio varia em função do vírus. No caso da dengue hemorrágica, por exemplo, é pela picada do mosquito Aedes. No Ebola e de Marbung, se dá pelo contato com fluídos corporais (saliva, sangue, suor, urina e lágrimas) de doentes. Já, na febre de Lassa e hantaviroses, pela inalação de partículas virais presentes na urina seca de roedores ou contato com fluídos corporais. Esses vírus, geralmente, existem apenas em áreas de floresta, como da África e América do Sul.
Quanto às formas de prevenção varia, também. Mas, em linhas gerais, é através do isolamento e/ ou destruição do material contaminado e, isolamento e monitoramento das pessoas que estiveram em contato com as vítimas.
O diagnóstico pode ser clínico e, seguido por análises sorológicas, genéticas e de tecidos.
Essas febres são temidas, em primeiro lugar, pela gravidade dos sintomas e, também por serem pouco conhecidas.
Dentre os principias causadores estão o Ebola (o mais conhecido), mas existem dezenas de outros.

Nenhum comentário: