Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

segunda-feira, 22 de junho de 2009

As pistas dadas por seus dedos e pelo espelho podem indicar riscos à sua saúde.


Pista: dedo indicador
Problema: AGRESSIVIDADE.
Motivo: quanto menor for seu dedo indicador em relação ao anelar, mais esquentadinho você é, segundo um estudo canadense. Os pesquisadores examinaram as mãos de jogadores de hóquei e perceberam que aqueles que tinham tendência à ferocidade apresentavam maior diferença entre esses dedos. "Quanto maior a exposição do feto à testosterona no útero, maior a diferença entre o indicador e o anelar e maior a tendência de o indivíduo ser agressivo", diz o médico Peter Hued, autor do estudo. Segundo o psicólogo Renato Sabatini, professor de medicina da Universidade de Campinas (Unicamp), a quantidade de testosterona está comprovadamente relacionada à agressividade de uma pessoa. "Até mulheres que tomam hormônio masculino em algum tratamento se tornam mais ásperas", diz ele.
Conserto: a velha contagem de 1 a 10. "Uma velha e boa técnica de autocontrole é pensar antes de explodir por meio de palavras, gestos ou e-mails rudes", explica Sabatini. "Procurar tratamento em casos incontroláveis e extremos também é uma saída para não criar problemas com amigos e familiares."


Pista:
perna arqueada
Problema: ARTRITE.
Motivo: a falta de alinhamento das pernas (arco) faz com que o peso do corpo recaia sobre os joelhos. O problema mais comumé a osteoartrite, inflamação que atinge a extremidade do osso devido ao desgaste da articulação e é mais freqüente em pessoas acima de 65 anos. Mas casos de perna arqueada podem acentuar a probabilidade desse desgaste. De acordo com o professor de educação física Ricardo Lima, o que vai definir ou não esse problema será o excesso de peso e a condição física de cada um.
Conserto: corte a gordura. Atividade física e alimentação equilibrada são responsáveis pela manutenção do peso. "Fazer atividades aeróbicas, musculação e alongamento ajudarão em muito na estabilidade articular e na manutenção da força muscular aliviando a sobrecarga de peso nos joelhos", diz o professor.


Pista:
rosto
Problema: DOENÇAS DO CORAÇÃO.
Motivo: pesquisadores britânicos descobriram recentemente que homens que sofreram com espinhas na adolescência correm 33% menos risco de morrer de doença do coração do que aqueles que tinham rosto de bundinha de nenê. Os autores da pesquisa acreditam que o alto nível de testosterona, que provoca acne, também pode prevenir que placas se rompam dentro das artérias.
Conserto: transe!! Sexo estimula a produção de testosterona.


Pista:
altura
Problema: CÂNCER DE PRÓSTATA.
Motivo: durante a infância, é possível que meninos com altura superior a 1,80 metro produzam quantidade extra de um hormônio relacionado ao câncer de próstata. É o que sugere o urologista americano Sthefen Freedland. Segundo ele, os grandalhões geralmente comiam bastante quando moleques, o que, mais uma vez, está relacionado a um maior risco de desenvolvimento de tumor. Segundo o dr. Ubirajara Ferreira, o professor da área de tumores urológicos da Unicamp, o câncer de próstata é alimentado por hormônio. "Para impedir que esse tipo de tumor cresça, retira-se toda a testosterona produzida pelo indivíduo durante o tratamento", diz ele. Por isso, de acordo com o urologista brasileiro, eoricamente, a produção exagerada de testosterona durante a adolescência pode ter relação com maior risco de câncer de próstata no futuro. "Mas isso não deve ser encarado como um motivo de alarde, pois não há nada comprovado", diz ele.
Conserto: Sementes secas de girassol. Elas têm muita vitamina E e selênio. De acordo com estudo publicado pelo The Journal of Nutrition (EUA), esses nutrientes podem reduzir em muito o risco de um câncer de próstata.
Fontes:Journal of Nutrition (EUA) e Universidade de Campinas (Unicamp)

Nenhum comentário: