Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Distantes mundo círculos minúsculos estrela



VB 10.oB e estrela (NASA / JPL-Caltech)
O planeta pode ter sobre o mesmo perímetro que a sua estrela .Um distantes "sol" residem na constelação Aquila tornou-se o menor estrela conhecida para sediar um planeta.
A descoberta de Júpiter, como um "exoplanet" orbitando a estrela 10 VB é o primeiro a ser feitas utilizando o método astrometry.
Astrometry baseia-se em pequenas mudanças na medição da posição de uma estrela.
Em um duodécimo da massa do Sol, VB 10 é pequena, embora a estrela é mais massivo do que o seu planeta, ele teria aproximadamente a mesma perímetros, dizem especialistas.
Astrometry há muito tem sido proposto como uma ferramenta de busca de outros planetas, mas este é o primeiro método da "captura".
Os resultados devem ser publicados numa próxima edição do Astrophysical Journal.
Usando astrometry para encontrar exoplanets envolve medir com precisão os movimentos de uma estrela no céu como um planeta invisìveis rebocadores a estrela para frente e para trás. Ele é o mais adequado para se encontrar com os grandes planetas orbita em torno de sua mãe estrelas.
Mas o método exige muito precisas medições durante longos períodos de tempo.

Gás gigante

O planeta recém descoberta, VB 10b, é um gigante com uma massa de gás seis vezes a de Júpiter, que se situa 20 anos-luz de distância. Os cientistas pensam que o planeta do próprio calor interno lhe daria uma Terra-como temperatura.
Chumbo autor Steven Pravdo, de Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, E.U., comentou: "Nós encontramos uma Júpiter-como planeta em relação à volta do mesmo lugar como a nossa Júpiter, apenas cerca de uma estrela muito menor.
Telescópio Hale
Os investigadores usaram um instrumento anexado ao telescópio Hale
"É possível esta estrela interior também tem planetas rochosos. E há mais de sete das 10 estrelas são pequenos como um presente, isso poderia significar planetas são mais comuns do que pensávamos."
Se existirem outros planetas lá, este sistema solar poderia ser uma miniatura, dimensionada para baixo versão do nosso.
A descoberta foi o resultado de meticuloso, intermitente observações de 30 estrelas.
Duas a seis vezes por ano, durante os últimos 12 anos, o Dr. Pravdo e Stuart Shaklan, também do JPL, têm os seus aparafusados Stellar Planet Inquérito instrumento relativo ao Observatório Palomar telescópio Hale de 5m para procurar planetas.

Caçar Planeta

O instrumento, que tem uma 16-megapixel charge-coupled dispositivo (CCD) pode detectar minúsculas alterações nas posições das estrelas.
VB 10.oB causas sua estrela para balançar uma pequena fração de um grau. Detectando esta oscilação é equivalente à medição da espessura de um cabelo humano de cerca de 3 km de distância.
Em uso mais amplo como planeta-caça técnicas são a velocidade radial e os métodos de trânsito. Como astrometry, detecta a velocidade radial "oscilação" de uma estrela, mas as medidas Doppler turnos em que a estrela da luz causado por seu movimento e para longe de nós.
O trânsito método olha para quedas em uma estrela de brilho como planetas orbitam passar e bloquear a luz.
Kepler telescópio espacial da NASA, que foi lançado no dia 6 de Março, irá utilizar o método de pesquisa para trânsito de terraplenagem como mundos em torno de estrelas semelhantes ao Sol.
http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8077302.stm

Nenhum comentário: