Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Planeta 'manchado' na Galáxia de Andrômeda

Os astrônomos acreditam que podem ter descoberto o primeiro planeta alguma vez detectado em outra galáxia. O novo mundo era aparentemente vislumbrada na galáxia espiral gigante mais próximo para a Via Láctea, Messier 31 na constelação de Andrômeda.

Encontra-se uma incrível 2,5 milhões de anos-luz longe - muito longe de ser visto normalmente. Mas revelou que ela própria, graças a um fenômeno chamado microlensing onde o campo gravitacional de um objeto para mais perto da Terra age como uma lupa.

Surpreendentemente, os astrônomos que tomou cinco anos para perceber que eles provavelmente saldada um planeta extra-galáctico. Eles observaram um caso peculiar microlensing enquanto estudava a Galáxia de Andromeda - que pode ser visto como um borrão dim com o olho nu - em 2004.

A equipa internacional, de acordo com o britânico Isaac Newton sobre o Telescópio Canárias Ilha de La Palma, no momento em que pensei que eles tinham gravado um par de estrelas orbitando-se mutuamente.

Mas, simulação em computador, e outros cálculos ter persuadido de que eles realmente observada uma estrela com um menor, companheiro planeta tamanho cerca de seis vezes maior do que Júpiter.

Mais de 300 dos chamados exoplanets ter sido encontrado orbitando outras estrelas em nossa própria galáxia. E NASA lançou um $ 595 milhões spaceprobe Kepler chamado para assistir 100.000 estrelas para sinais de nível mundial como na Terra.

http://news.skymania.com/2009/06/planet-suspected-in-andromeda-galaxy.html

Nenhum comentário: