Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Fique ligado: dor, alteração na urina, pressão alta e inchaços no corpo podem indicar problema nos RINS

No Brasil, pelo menos um milhão de pessoas tem alguma disfunção renal, de acordo com dados do Ministério da Saúde. E a grande maioria nem sabe disso, pois algumas dessas doenças são assintomáticas e quando um sintoma aparece, o problema já pode estar instalado. Os homens são três vezes mais acometidos de cálculos renais do que as mulheres, talvez por fatores hormonais e maior consumo de proteína animal. Siga os conselhos da nefrologista Anna Rita Aguirre para reconhecer alguns sinais e fique atento à saúde de seus rins.

>> O órgão: é o filtro do corpo. O rim é responsável por controlar o volume de líquidos e a concentração de sais no nosso corpo, eliminando excessos juntamente com resíduos tóxicos do metabolismo, como a uréia e o ácido úrico. Estimula a produção de glóbulos vermelhos e regula a pressão arterial.

>>Causas e prevenção: beba bastante líquido. Doenças renais têm causas diversas e podem progredir para a perda completa das funções dos rins, se não forem descobertas ou tratadas a tempo. "Pessoas com diabetes, pressão alta ou que têm parentes com doenças nos rins são as mais acometidas e devem ser avaliadas pelo nefrologista", afirma a dra. Anna Rita.

>>Sintomas: de olho na urina. Observe o volume, cheiro, jato e cor, que não pode estar turva, esbranquiçada ou com sangue. Dor, ardência, urgência ou inúmeras micções em pequenas quantidades também indicam algum problema. Outros sinais são: pele pálida e seca, inchaço nas pernas e ao redor dos olhos, dor na lombar, anemia, pressão sangüínea elevada e história de pedras nos rins.

>>Diagnóstico: procure um nefrologista. O especialista em rins pedirá exames de urina e de sangue. "É preciso ficar atento aos exames periódicos de sangue que já indicam alteração na creatinina, que avalia a saúde do rim", enfatiza a médica. Ecografia ou radiologia pode indicar presença de cálculos, obstrução das vias urinárias e alterações nos aspectos do rim.

CADA DOR UMA SENTENÇA

>>Cálculo renal: sangue na urina e possível eliminação de pedras. Cólica renal, com forte dor nas costas e vômitos.

>>Infecção urinária: ardência e urgência em urinar. Urina turva e mal-cheirosa podendo ter sangue. Febre, dor lombar e calafrios, se o rim foi atingido.

>>Obstrução urinária: ausência ou pequeno volume de urina devido a cálculos, aumento da próstata, tumores e estenoses (estreitamentos) de ureter e uretra.

>>Insuficiência renal aguda: perda da função do rim de instalação rápida que, dependendo da causa, pode ou não ser reversível. Infecções graves, medicamentos como antiinflamatórios e alguns antibióticos e doenças próprias do rim e do trato urinário podem originá-la.

>>Insuficiência renal crônica: retenção de uréia, anemia e hipertensão arterial em decorrência de doença que deteriora irreversivelmente a função renal.

>>Tumores renais: massas palpáveis no abdome, dor, sangue na urina e obstrução urinária.

>>Glomerulonefrite: perda de proteína e/ou sangue na urina, que pode evoluir com perda de função renal dependendo da sua causa e gravidade.

Fontes: Ministério da Saúde e nefrologista Anna Rita Aguirre

Nenhum comentário: