Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Postagens populares

segunda-feira, 8 de junho de 2009

PERGUNTAS CURIOSAS

Porque é que as frutas mudam de cor quando amadurecem?
A maturação das frutas é caracterizada, entre outras coisas, por uma alteração de cor. A cor verde, devido à clorofila, desaparece em proveito de outros pigmentos, as carotinas e os antocianos. Este fenómeno, acompanhado por um amolecimento da polpa da fruta, deve-se a transformações químicas verificadas em função da temperatura, da intensidade luminosa e do teor de oxigénio e gás carbónico dos tecidos da fruta.

Porque é que as pipocas rebentam?
O grão de pipoca contém água no seu interior. A explosão da pipoca não é nada mais do que a expansão do vapor de água dentro do grão. Sabe-se que muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do continente americano já comiam pipocas. Eles começaram a fazê-las com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Depois, passaram a deitar o grãos soltos directamente para o fogo. Outro modo era cozinhar o milho numa panela de barro cheia de areia quente.

Porque é que a pimenta nos faz espirrar?
Um dos culpados disso é o óleo encontrado na pimenta, que é retirado das sementes da planta e é usado para condimentar linguiças, molhos, carnes, etc. Outra culpada é a piperina, substância presente nas pimentas preta e branca. Mas, espirramos principalmente porque se costuma usar a pimenta em pó, e quando as suas partículas são aspiradas pelo nariz, o organismo tende a expeli-las, assim como faz com qualquer outro tipo de pó.

O chocolate que fica esbranquiçado está estragado?
Sim. O chocolate com aspecto esbranquiçado sofreu a acção do calor. Um dos principais componentes do chocolate é a manteiga de cacau. Quando o produto é exposto a temperaturas acima de 28ºC, ele amolece e a manteiga separa-se do cacau. A manteiga fica concentrada na superfície do chocolate mesmo depois de ele voltar a endurecer. Após alguns dias, a manteiga pode iniciar um processo de proliferação de fungos e tornar o chocolate impróprio para o consumo humano.

É perigoso engolir pastilhas elásticas?
A pastilha elástica não se cola no aparelho digestivo. Os resíduos digeridos são eliminados com as fezes. O problema é que, se a pessoa se engasgar, a pastilha pode obstruir a passagem de ar e causar asfixia.

De onde vem o caviar?
O caviar é feito de ovas salgadas de esturjão, o maior peixe de água doce do mundo. Elas precisam de ser retiradas do peixe ainda vivo num prazo máximo de 15 minutos para depois serem peneiradas, lavadas e secas.

De onde vem a expressão "banho-maria"?
É uma alusão à alquimista Maria, possivelmente irmã de Moisés, o líder hebreu que viveu entre os séculos XIII e XIV a.C. Foi ela quem inventou o processo de cozinhar lentamente alguma coisa mergulhando um recipiente com a substância em água fervente. Ou também pode ser uma referência à Virgem Maria, símbolo de doçura, pois o termo evoca "o mais doce dos cozimentos".

Como é que se sabe o número de calorias de um alimento?
Somam-se as calorias produzidas pelas gorduras, proteínas e hidratos de carbono, que entram na composição dos alimentos e têm a função de produzir energia para o organismo. Cada grama de gordura queimada produz 9 calorias; a mesma quantia de proteínas ou hidratos de carbono produz 4 calorias.

O que é Diet não engorda?
É chamado de Diet qualquer produto dietético sem adição de açúcar. São recomendados para os diabéticos, desde que estejam no seu peso normal, já que, por não possuírem sacarose, não provocam uma elevação rápida da taxa de açúcar circulante (glicémia). Mesmo não contendo açúcar, alguns alimentos Diet podem apresentar um elevado teor calórico, como é o caso dos chocolates e de alguns gelados, devendo ser evitados por quem precise de emagrecer. É muito frequente a confusão entre os termos Diet e Light. A denominação Light é reservada aos alimentos com teor reduzido de calorias.

Qual é a comida que dura mais tempo sem se estragar?
O mel pode durar practicamente para sempre, quando bem conservado. Nas câmaras subterrâneas do Egipto antigo, onde eram deixados alimentos em homenagem aos mortos, encontrou-se mel ainda comestível.

Qual é a diferença entre a milha náutica e a milha terrestre?
O sistema de medida terrestre surgiu durante o Império Romano. O mille passus correspondia a mil passos duplos de um comandante de milícia. Isso é o equivalente a 1.609,344 metros. Já a milha náutica é o tamanho da linha do Equador -40 mil quilómetros - dividida por 360º - a superfície da Terra - e depois por 60 - já que cada grau corresponde a 60 segundos. O resultado arredondado é 1.852 metros.

Porque é que os sapatos não vêm com os atacadores colocados quando os experimentamos nas lojas?
Por vários motivos. Primeiro, dá trabalho encaixar os atacadores e isso tem que ser feito manualmente, aumentando o custo da produção. Os clientes também têm preferências na forma de colocar o cordão e dessa forma eles podem deixar como quiserem. A ausência dos atacadores facilita a colocação do calçado e qualquer dificuldade pode indicar que a numeração não é a correcta. E por último, uma explicação psicológica: sem atacadores, o sapato é considerado "novinho em folha", e isso estimula a compra.

Porque é que os pneus são pretos?
Porque recebem uma substância preta chamada carbono. Se os pneus fossem feitos sem carbono, iriam desintegrar-se como a borracha que usamos na escola.

Porque é que os rolos fotográficos são vendidos com 12, 24 e 36 fotografias?
Oskar Barnark criou a câmara Leica, que tinha capacidade máxima de 36 fotografias e a Kodak adoptou o padrão dessa câmara para o comprimento do rolo. A empresa lançou ainda o rolo de 18 fotos. Aumentou para 20 e depois para 24 fotografias. Este aumento foi feito devido à preferência do consumidor, assim como o lançamento do rolo com 12 fotos. Apesar de mais caro, este número acabava com a inconveniência de ter que tirar mais fotos que o necessário só para acabar como filme.

Porque é que os aviões a jato deixam marcas no céu?
Por causa do rápido arrefecimento dos gases provenientes da combustão dos motores. O vapor de água desses gases transforma-se rapidamente em cristais de gelo, deixando as trilhas de condensação.


"Não cai uma folha de uma árvore sem que tenha a permissão de DEUS, muitas vezes cai a verde e a seca permanece"

Nenhum comentário: