Loading...

Total de visualizações de página

Postagens populares

sábado, 8 de julho de 2017

CONHEÇA 7 CURIOSIDADES SOBRE A TERRA

1. Maior montanha

Se você respondeu rapidamente que é o Everest, você está enganado: ele pode até ser o ponto mais alto da Terra, estando a 8.848 metros acima do nível do mar, mas a maior montanha é a Mauna Kea, no Havaí, que tem 10.203 metros de altura, mas apenas 4.205 m estão acima do nível do mar.

2. Fronteira do espaço

A linha Karmán é internacionalmente aceita como a “borda” da atmosfera terrestre e está localizada a 100 km de altitude. A atmosfera, na verdade, vai muito além disso, mas essa linha acabou sendo definida como a fronteira entre ela e o espaço sideral.

3. Lugar mais seco

É comum pensar que o deserto do Atacama, no Chile, onde não chove há milhares de anos, seja o lugar mais seco do nosso planeta, mas a realidade é um “pouco” diferente. Na verdade, os vales de McMurdo, na Antártida, não recebem uma gotinha de chuva há 2 MILHÕES de anos! Outra curiosidade é que os ventos por lá atingem até 320 km/h!

4. As águas

Estima-se que 97% de toda a água na Terra seja salgada e imprópria para o consumo. Os outros 3% são de água doce e estão distribuídos em lagos, rios e geleiras. O Lago Baikal, na Rússia, é 7° maior do mundo em extensão, mas o campeão em volume de água – de fato, 20% de toda a água doce do planeta estão nesse lago! Algumas regiões do lago alcançam 1.680 metros de profundidade!

5. Templo mais antigo

Na região sul da Turquia, os cientistas descobriram o templo Göbekli Tepe, que teria cerca de 11 mil anos de idade. Seu nome significa “Monte com Umbigo” ou “Monte com Barriga”, em turco, sendo uns dos primeiros assentamentos da Terra!

6. Continentes reunidos

Acredita-se que entre 335 milhões e 175 milhões de anos atrás, só existia um continente na Terra, a Pangeia. Futuramente, ela se dividiu em dois, Laurásia e Gondwana, até dar origem aos 7 continentes atuais. Só que as mudanças não param por aí: cientistas acreditam que, em 250 milhões de anos, eles voltarão a formar apenas um continente!

7. Escuridão total

Os oceanos ocupam o equivalente a 71% da superfície terrestre. A luz solar penetra no máximo a 200 metros de profundidade. Assim, não é errado afirmar que a maior parte da Terra está em completa escuridão, mesmo à luz do dia! fonte: https://brightside.me/wonder-curiosities/10-surprising-facts-about-our-planet-youve-never-heard-before-349410/

Nenhum comentário: